Pinacoteca traz nova modalidade de yoga e conversa sobre ancestralidade com Pastoras do Rosário e Silvania de Deus
30 de setembro de 2025 - 15:53 #Acroyoga #ancestralidade #Pastoras do Rosário #Pinacoteca #Silvania de Deus
Ascom Pinacoteca - Texto
Divulgação - Foto
Além da acroyoga, que será realizada pela primeira vez no museu, a Pinacoteca oferece visita mediada pela nova exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”
Na semana de 1º a 5 de outubro, a Pinacoteca do Ceará inicia uma modalidade inédita no programa “Yoga ao Pôr do Sol”, a acroyoga, e recebe as artistas do grupo Pastoras do Rosário e a estilista Silvania de Deus para uma “Conversa de Ateliê”. Os visitantes poderão, ainda, aproveitar a primeira visita temática na nova exposição, “Corpos explícitos, corpos ocultos”. Integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secult-CE, o museu é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Na quarta-feira (1º) a Pinacoteca oferece várias atividades. Começando às 12h30, o programa Pouso do Trabalhador traz a oficina “Ponto Cruz”, com Ivoneide Góis, uma das artistas da exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. Durante a atividade, no hall do museu, a artesã ensina a técnica do bordado em ponto cruz. Com 15 vagas, a participação é por ordem de chegada.
Já às 16h, o grupo Pastoras do Rosário e a estilista cearense Silvania de Deus se encontram na Conversa de Ateliê “Costuras Ancestrais”. Durante a atividade, que integra a 4ª edição do Frestas Trienal de Artes e é uma parceria com o Sesc Sorocaba, o grupo formado por mulheres negras, em sua maioria sexagenárias, da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, em São Paulo, compartilha suas histórias e a riqueza das tradições em cantos e vivências. A atividade tem 40 vagas por ordem de chegada.
Mais tarde, às 17h, no pátio, o museu oferece uma novidade no programa “Yoga ao Pôr do Sol”: Aline Lima conduz, pela primeira vez na Pinacoteca, a modalidade Acroyoga. Nesta prática, duas pessoas interagem em posturas ativas ou relaxantes, desenvolvendo confiança, consciência corporal e conexão por meio do toque. A modalidade é viável para iniciantes, mas as vagas são restritas a 20 participantes. Inscrições uma hora antes na recepção.
Na quinta-feira (2), às 16h, acontece a primeira visita temática na exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”, aberta no último sábado (27). A atividade “Narrativas dos Corpos Ocultos”, com Liza Maria, propõe um diálogo sobre as percepções do corpo, suas marcas políticas, transformações e potencialidades, usando cartas com perguntas para instigar a conexão com a proposta e o movimento dos corpos. A visita é acessível em Libras e conta com 20 vagas. Inscrições a partir de uma hora antes na recepção.
Na sexta-feira (3), das 15h às 17h, Ismael Gutemberg e Débora Soares, do Núcleo de Patrimônio Cultural Moura Brasil (NUPAC), mediam uma visita à exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. Os dois participam da curadoria compartilhada da mostra. A atividade tem início na Pinacoteca do Ceará e se estende até a sede do NUPAC, um espaço que desenvolve atividades de museologia social, turismo comunitário, direitos humanos e cidadania cultural. A atividade é acessível em Libras e conta com 20 vagas, as inscrições começam uma hora antes na recepção.
Oficina e atividades infantis
O sábado (4) traz a visita temática “Gravura Experimental”, seguida de prática experimental no ateliê do museu, das 15h às 17h, com Eleoterio Tomaz e Letícia Costa. Relacionando a gravura regional com a criação contemporânea, a atividade começa com um diálogo com o público sobre obras das exposições “Existências paralelas – acervo em (des)construção” e “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”. Após o percurso pelas mostras, os participantes são conduzidos ao ateliê. Com acessibilidade em Libras, há 15 vagas disponíveis e as inscrições ocorrem na recepção uma hora antes.
A programação infantil do domingo (5) traz a atividade “Vivência poética: Fazer do museu um canteiro de flores” no Ateliê Criança Cria, em duas sessões, às 10h e às 15h. A vivência convida crianças a partir de 3 anos e seus familiares a “florir” o pátio da Pinacoteca com as flores de Nice Firmeza, em uma ação inspirada no bordado e no cuidado da artista por seu jardim. A atividade tem 15 vagas por sessão, com inscrições por ordem de chegada. As crianças devem estar acompanhadas de pelo menos um responsável.
Em cartaz
Atualmente, a Pinacoteca do Ceará apresenta quatro exposições: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, em cartaz até 26 de abril de 2026. “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, prorrogada até 25 de janeiro de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, em cartaz até 17 de novembro deste ano; “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira; e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva.
A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
Sobre a Pinacoteca
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
Serviço
Programação da Pinacoteca do Ceará de 1º a 5 de outubro
1º/10/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do trabalhador “Ponto Cruz”
Com Ivoneide Góis
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
15 vagas. Inscrições por ordem de chegada
1º/10/2025 | quarta-feira | 16h
Conversa de Ateliê “Costuras Ancestrais”
Com Pastoras do Rosário e Silvania de Deus
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
40 vagas. Inscrições por ordem de chegada
1º/10/2025 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Acroyoga)
Com Aline Lima
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
02/10/2025 | quinta-feira | 16h às 17h
Visita temática “Narrativas dos Corpos Ocultos”
Com Liza Maria
Local: Exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
03/10/2025 | sexta-feira | 15h às 17h
Visita mediada com Nupac – Núcleo de Patrimônio Cultural Moura Brasil
Com Ismael Gutemberg e Débora Soares
Local: Exposição “Existências Paralelas – acervo em (des)construção” e Nupac, no Moura Brasil
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
20 vagas. Inscrições na recepção 1h antes
04/10/2025 | sábado | 15h às 17h
Visita temática + Ateliê “Gravura Experimental”
Com Eleotério Tomaz e Letícia Costa
Local: Exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção” e Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
15 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
05/10/2025 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Vivência poética: Fazer do museu um canteiro de flores”
Com Beatriz Gurgel, Iuri Tavares e Lígia Bessa
Local: “Existências paralelas – acervo em (des)construção” e Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 3 anos
15 vagas por sessão. Inscrições por ordem de chegada
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.