Alunos da rede que farão vestibular do ITA têm encontro motivacional às vésperas da prova
3 de outubro de 2025 - 16:35 #Encontro motivacional #prova #Véspera #Vestibular do ITA
Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Sadraque Santos - Foto
A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta sexta-feira (3), uma manhã de acolhimento e mobilização com os estudantes da rede estadual que irão participar da 1ª fase do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2026, a ser realizada no próximo domingo (5). O evento ocorreu no auditório da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes, em Fortaleza, e teve o objetivo de fortalecer a motivação e o engajamento dos alunos às vésperas do certame.
A atividade fez parte do projeto PreparaITA, ação desenvolvida pela Seduc, em parceria com estabelecimentos de ensino particulares, que visa oferecer aos estudantes da rede pública estadual uma qualificação específica para o acesso aos cursos de Ensino Superior do ITA.
O momento também simbolizou a marca de um ano de realização do projeto pela Secretaria, cujo início se deu em maio de 2024. O itinerário formativo das turmas do PreparaITA Ceará foi redesenhado para focar no conteúdo trabalhado naquele vestibular. Os alunos recebem material didático gratuito, têm acesso à plataforma de preparação e acompanhamento sociemocional. As aulas são desenvolvidas pelos próprios professores da rede estadual. Há entrega de kits pedagógicos aos alunos, caderno personalizado e blusas.
O estudante Pedro Victor Lima, um dos participantes do projeto, considera que o PreparaITA é um exemplo de valorização do potencial dos estudantes da rede pública. O jovem se diz orgulhoso por ter feito parte da primeira turma com este propósito na EEMTI Jenny Gomes.
“Nós carregamos o orgulho de ser pioneiros e abrir caminhos para muitas gerações que virão. Durante essa jornada, enfrentamos desafios que exigiram dedicação e resiliência: tempo integral, nível mais elevado em comparação ao que estávamos habituados, e a rotina intensa. Mas também vivi, neste período, conquistas memoráveis. Aprendi a estudar de verdade e levarei essa experiência comigo. O mais importante, além do desenvolvimento pessoal, foi ter feito amigos de confiança, que pretendo manter daqui por diante. Essas experiências nos prepararam não apenas para os exames, mas também para a vida, ensinando valores como disciplina, perseverança e trabalho em equipe”, destaca.
Aprendizado mútuo
A aluna Júlia Oliveira, que também está nos preparativos finais para a avaliação do ITA, valoriza a oportunidade de ter feito parte da turma. “Todos estão aprendendo juntos, desde o básico até o avançado. Senti que o projeto me ajudou a melhorar na área de exatas, e também na parte socioemocional, pois me sinto conectada com meus amigos de forma profunda. É uma preparação coletiva para a prova do ITA e para as demais provas da vida. É uma experiência única que nos faz crescer a cada dia”, ressalta.
Durante o momento de acolhida, os professores envolvidos na ação na EEMTI Jenny Gomes manifestaram depoimentos de incentivo e confiança aos estudantes. “Sei que é um dos vestibulares mais difíceis do Brasil, mas vão pra cima, sem medo. Coloquem em prática tudo o que aprenderam, e assim irão conseguir”, disse o professor André Gadelha Rocha, que leciona matemática na unidade de ensino.
“Agradeço pela oportunidade de reaprender o conteúdo com vocês, dentro deste projeto, pois a forma como ensinamos para turmas como estas, tem que ser especial. Foram meses de ótimas experiências, e tenho certeza de que nossos alunos são maravilhosos e estão super preparados”, pontuou a professora Amanda Almeida, de química.
A coordenadora da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 3, responsável pela área que abrange a EEMTI Jenny Gomes, Vitória Cunha, parabenizou os estudantes e educadores envolvidos na ação, por estarem fazendo história na rede pública estadual cearense. “Agradeço a todos que toparam o desafio, participaram da seleção para entrar nas turmas especiais e perseveraram neste caminho de preparação”, enaltece.
O diretor da EEMTI Jenny Gomes, Marcos Bezerra, relembrou a importância das escolhas feitas pelos estudantes do PreparaITA e a força formativa do projeto.
“Aristóteles disse que a excelência nunca é fruto do acaso. É, sempre, fruto de decisões sábias, dentre várias opções que existem na vida. Todos os jovens que optaram pelo PreparaITA poderiam ter seguido por vários caminhos, mas escolheram se preparar para o vestibular mais difícil do Brasil. Mesmo aqueles que não conseguirem aprovação neste vestibular, especificamente, já são vencedores, pois foram preparados para enfrentar qualquer desafio seletivo para o ingresso no Ensino Superior no país”, enfatiza.
O projeto
O PreparaITA atua em duas frentes. A primeira constitui-se de seis turmas que funcionam na EEMTI Jenny Gomes. O atendimento contempla estudantes da capital e da Região Metropolitana, que passam por processo seletivo. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, como parte do currículo da escola em tempo integral. A segunda frente de atuação diz respeito às turmas criadas nas cinco escolas militares da rede estadual (1 em Sobral, 1 em Juazeiro do Norte, 1 em Maracanaú e 2 em Fortaleza – Colégio da Polícia Militar e Colégio dos Bombeiros). As aulas são voltadas para atender os estudantes já matriculados nestas instituições. A preparação é voltada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, aos sábados, e para as séries do Ensino Médio, de forma integral.
Em ambas as frentes, há acompanhamento pedagógico direcionado a professores e estudantes, de modo a potencializar o processo formativo.
Ao todo, 500 jovens participam de turmas do PreparaITA atualmente, dos quais 142 farão o vestibular neste domingo. Da Escola Jenny Gomes, são 58 estudantes da 3ª série do Ensino Médio inscritos. Do Colégio da Polícia Militar de Fortaleza (1º CPM), são 14 alunos da 2ª série do Ensino Médio. Do CPM de Juazeiro do Norte, são oito alunos da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio. Do CPM de Maracanaú, são sete alunos da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio. Do CPM de Sobral, três alunos da 2ª série do Ensino Médio farão a prova de domingo. E do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB), 52 estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio compõem mais um grupo de candidatos.