De outubro a outubro rosa: abertura da campanha reafirma compromisso com a conscientização sobre o câncer de mama
3 de outubro de 2025 - 11:51 #Câncer de Mama #conscientização #outubro rosa #Rede Sesa
Thiago Andrade - Ascom IPC - texto
Thiago Andrade, Bruno Renan e Luciana Cardoso - fotos
Em relação ao primeiro semestre do ano passado, a Sesa registrou um aumento de 13% no número de exames de mamografia, saltando de 43 mil para 48,8 mil exames realizados
O Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) esteve por inteiro vestido de rosa ao longo de toda a quinta-feira (2). A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) acampou a solenidade oficial de abertura da campanha “De outubro a outubro rosa” em 2025. Iniciativa da Sesa e da Secretaria das Mulheres, o evento dá continuidade à campanha, iniciada em 2024, que estende a atenção e a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama para além do tradicional mês de outubro. A solenidade contou com a presença de autoridades, especialistas e pacientes.
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, afirmou o quanto são relevantes ações educativas que reforçam os cuidados consigo e com o outro. Para ela, levar informação à população é tão importante quanto à prontidão dos serviços de atendimento: “um dos maiores motivos das mulheres não fazerem a prevenção é o medo. Medo da dor, medo por não saber o que é o aparelho ou como funciona o exame. Então, a gente tem que trabalhar muito com a educação e sermos todos nós, durante o ano inteiro, multiplicadores da boa informação, da informação correta”.
A secretária reafirmou, ainda, o compromisso de levar atendimento e tratamento de câncer a toda população cearense. “Temos trabalhado muito para levar a saúde para mais perto do cearense. Abrimos um serviço de diagnóstico, tratamento e cirurgia de câncer lá em Limoeiro do Norte, no Hospital Regional Vale do Jaguaribe, abrimos logo em seguida em Quixeramobim, depois em Crateús. Agora, mais recentemente, abrimos o Hospital Universitário do Ceará, com tratamento de câncer também”, lista a secretária.
“Temos trabalhado muito para levar a saúde para mais perto do cearense”, afirma Tânia Mara Coelho
“Foram quatro novos serviços de câncer estaduais nos últimos dois anos e oito meses. Isso representa um grande avanço do Estado. São custos elevados, são profissionais com expertise de alto nível de conhecimento, mas é um compromisso que buscamos transformar em realidade e oferecer isso para a população não tem preço”, celebra a gestora.
A secretária das Mulheres, Lia Gomes, evidenciou os esforços do Governo do Estado às pautas ligadas à saúde e ao combate à violência contra a mulher. “O Ceará tem investido bastante. É um compromisso que pode ser observado no orçamento, por meio do investimento direcionado a essas pautas”, declara. “Nesse outubro, aproveitamos todos os espaços para divulgar e orientar às cearenses, notadamente as que estão na faixa a partir dos 50 anos, mas também todas as outras que percebam alguma alteração na mama, a importância de procurar a rede de saúde. Temos as policlínicas, temos o IPC e muitas outras unidades, é uma rede ampla que disponibiliza mamografia para as mulheres cearenses”, recomenda.
Solenidade de abertura contou com a presença de autoridades, especialistas e pacientes
O secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional do Ceará, Lauro Perdigão, destacou o quanto a campanha “De Outubro a outubro rosa” já tem trazido melhora aos números de cobertura de mamografia no Estado. Em relação ao primeiro semestre do ano passado, a Sesa registrou um aumento de 13% no número de exames de mamografia, saltando de 43 mil para 48,8 mil exames realizados.
“A cobertura de mamografia em todo o país é baixa e enfrentávamos um cenário de queda. Estabilizar esses números seria um primeiro desafio. O Ceará, no entanto, tem conseguido aproveitar o potencial que tem e esses números vêm subindo. Isso nos faz felizes, ainda mais considerando que chegamos em outubro, tradicionalmente um mês que impulsiona esses dados em função da campanha”, comemora.
A diretora-geral do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC), a médica Christina Benevides, destacou o esforço diário das equipes de saúde da unidade. Em 2024, coube ao IPC cerca de 1/6 das notificações de casos de câncer de mama em todo o Estado. “O Outubro Rosa já faz parte da rotina diária dos trabalhadores do IPC. É com muito esmero e cuidado que, ao longo de todo o ano, as equipes cumprem o seu papel no cuidado e no diagnóstico do câncer de mama e na realização de ações educativas para a conscientização sobre o tema. Ver o assunto ganhar tanta força e tantas pessoas engajadas aquece muito o nosso coração”, afirmou.
O evento de abertura contou com palestras e apresentações artísticas pela manhã e pela tarde. Na imagem, a médica Lina Araújo, mastologista do IPC, fala sobre prevenção
IPC tem programação especial
Ao longo de todo o mês de outubro, o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), unidade da Secretaria de Saúde do Estado Ceará (Sesa), manterá programação especial, em referência à campanha de “De outubro a outubro rosa” deste ano de 2025.
Na quinta-feira (2), a unidade de saúde manteve atividades durante todo o dia. Pela manhã, houve apresentação do Coral Assalce, formado por componentes da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, seguida pela palestra “Insights sobre câncer de mama a partir de estudo de caso”, com o médico Ítalo Aguiar Freire, patologista do IPC. À tarde, além da solenidade oficial de abertura da campanha, ocorreu a palestra “Prevenção contínua”, conduzida pela médica mastologista do IPC, Lina Araújo.
Atividades seguirão ao longo de todo o mês. Às segundas e quintas-feiras, tanto às manhãs quanto às tardes, haverá “esmaltação educativa”, em que pacientes poderão pintar as unhas com as cores da campanha enquanto esperam atendimento. O momento de proximidade e informalidade permite aos trabalhadores falar de forma descontraída sobre o tema da campanha com as pacientes.
Às terças, ocorrem atividades educativas voltadas tanto para pacientes como para trabalhadores da unidade de saúde. As atividades serão, a cada vez, conduzidas por profissionais convidados, ligados à diferentes áreas: Psicologia, Nutrição, Educação Física, entre outros. Às quartas-feiras, é a vez das dinâmicas de distribuição das “pulseiras do compromisso”, em que profissionais do IPC promovem rodas de conversa para debater assuntos ligados à prevenção e à detecção precoce do câncer.
No fim do mês, no dia 30, o evento de encerramento trará apresentação musical com a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e apresentação teatral temática com bonecos. “Encerramento do mês apenas. Porque, no IPC e em todo o Ceará, o outubro rosa continua, de outubro a outubro”, especifica a médica Christina Benevides, diretora-geral do IPC.