População de Cascavel recebe Caravana do VaiVem Trabalhador
3 de outubro de 2025 - 17:15 #cascavel #Oportunidades #VaiVem
Ascom SET - texto e fotos
Com o objetivo de facilitar o acesso a serviços para o trabalhador cearense, nesta quinta-feira (02), a Caravana VaiVem Trabalhador retornou para a sua rota na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Desta vez, no município de Cascavel.
Na ocasião, foram ofertados, inscrições para cursos de qualificação, encaminhamento para vagas de emprego, emissão do cartão do VaiVem Trabalhador, orientação do programa Ceará Credi, Cadastro Único, além de vacinação e avaliação odontológica, para a população de Cascavel.
A Caravana VaiVem Trabalhador, que teve seu início em Aquiraz, já passou por nove cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, como, Horizonte, Pindoretama, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Cascavel, Maranguape e São Luís do Curu.
Durante a Caravana de Cascavel, o secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, destacou a economia que o programa garante às famílias do município. “Cada passagem em Cascavel custa R$ 15,80. E cada cartão do VaiVem Trabalhador vem com 40 passagens. Isso representa uma economia de mais de R$ 670 por mês. No ciclo de seis meses, esse valor faz toda diferença e alivia o bolso das famílias”, ressaltou.
Em sua fala em Cascavel, o presidente do IDT, Raimundo Ângelo, ressaltou a meta de ampliar o alcance da ação, garantindo que todos os desempregados do município possam emitir o cartão. “Sempre foi um sonho do trabalhador ter um emprego com carteira assinada. Isso não beneficia apenas a pessoa contratada, mas também toda a sua família. É esse o compromisso do governador: assegurar a empregabilidade e oferecer condições para que cada cidadão tenha acesso a oportunidades de trabalho.”
A prefeita de Cascavel reforçou a importância do programa para apoiar quem busca uma colocação no mercado de trabalho ou a chance de se qualificar. “O cartão vai ser abastecido com 40 passagens que você vai utilizar na Região Metropolitana. Você que está desempregado, que vai fazer um curso, uma capacitação ou buscar uma vaga de trabalho em outro município, vai ter a oportunidade de se apresentar às empresas e tentar uma chance. São muitas possibilidades para crescer, conseguir sua vaga e se desenvolver também através da passagem”, afirmou.
Primeira carteira assinada
Rafael Freitas, morador de Cascavel, esteve presente na Caravana em busca de sua primeira oportunidade de emprego formal e emitiu o cartão do programa.
“Eu vim hoje buscar uma vaga na área de assistente social, porque ainda não tive a oportunidade de ter um trabalho de carteira assinada. Também aproveitei para fazer o meu cartão VaiVem, que vai me ajudar, caso não consiga aqui, a procurar em outras cidades da Região Metropolitana. Entendo o quanto esse cartão é importante e o quanto dar oportunidade para a juventude é fundamental, porque o futuro do país e do mundo é a juventude. Acho super inclusivo dar oportunidade para todos que precisam”, destacou.
Assim como Rafael, outros jovens e trabalhadores de diferentes áreas compareceram ao evento em Cascavel para garantir o cartão e aumentar suas chances de acesso ao mercado de trabalho.