Sesa inicia Campanha Nacional de Multivacinação com foco em crianças e adolescentes de até 15 anos de idade

3 de outubro de 2025 - 17:08 # # # #

Jessika Sampaio - Ascom Sesa - Texto
Thiago Stille - Casa Civil e Arquivo Sesa - Foto

A vacinação ainda é a forma mais segura de imunização

A partir de 6 de outubro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) se soma àmobilização nacional da Campanha de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), que segue até 31 de outubro em todo o país. No Ceará, além da oferta de vacinas nos 184 municípios, a ação conta também com a parceria da Secretaria da Proteção Social (SPS), que garante a vacinação em três unidades do Vapt Vupt em Fortaleza (Papicu, Antônio Bezerra e Messejana), já tradicionais em campanhas do tipo. O objetivo é atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, explica que o momento é de extrema importância para reforçar a vacinação no Estado e que a campanha visa aumentar as coberturas, alcançando crianças e adolescentes que estão com vacinas atrasadas ou incompletas. É também uma oportunidade de intensificar a imunização contra doenças como o sarampo e o HPV.

“Estamos em um momento de resgate de não vacinados. Doenças como o sarampo já tiveram aumento de casos em outros países e, se não mantivermos a vacinação em dia, elas podem voltar a circular. Precisamos garantir que nossa população esteja devidamente protegida”, destaca. Para viabilizar a campanha, a Sesa já distribuiu cerca de 1 milhão de doses de vacinas aos municípios cearenses, além do estoque de rotina, assegurando que todas as salas de vacinação estejam abastecidas ao longo do mês.

Além do período da campanha, a equipe de vacinação da Sesa também estará presente na primeira corrida do Vapt Vupt, no dia 5 de outubro, no Shopping RioMar Papicu. No dia, o personagem Zé Gotinha estará presente, incentivando, especialmente, a adesão das crianças.

Sesa já distribuiu cerca de 1 milhão de doses de vacinas aos municípios cearenses

A Sesa reforça a importância de que pais e responsáveis portem a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes que serão vacinadas. O documento é essencial para que os profissionais possam avaliar e atualizar corretamente o esquema vacinal de cada um e verificar se todas as vacinas estão devidamente atualizadas no sistema.

O calendário nacional oferece mais de 15 vacinas que protegem contra doenças graves como pneumonia, meningite, tétano e hepatite B.

Onde Vacinar

A população pode procurar as salas de vacina em todos os 184 municípios do Ceará para atualizar a caderneta. Em Fortaleza, a campanha também estará presente nas unidades do Vapt Vupt (Antônio Bezerra, Messejana e Papicu), que funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Meu SUS Digital

Uma das novidades da campanha é incentivo do uso do aplicativo Meu SUS Digital para convocar a população. A ferramenta, que pode ser acessada pelo celular ou computador, permite que pais e responsáveis verifiquem a caderneta de vacinação digital de seus filhos e recebam alertas sobre doses pendentes.

Lista de Vacinas

BCG

Hepatite B

Penta (DTP/Hib/HB)

Poliomielite inativada

Rotavírus

Pneumocócica 10 valente (conjugada)

Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)

Influenza

Covid-19

Febre amarela

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

Varicela

DTP

Hepatite A

HPV