Governador Elmano de Freitas inaugura nova escola em tempo integral no Autran Nunes, em Fortaleza
6 de outubro de 2025 - 13:34 #educação #Escola #Fortaleza #Investimentos em educação #Tempo Integral
Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos e Eliezio Jeffry - Casa Civil - Fotos
Comunidade celebra a realização do sonho da nova escola e os investimentos do Governo do Ceará
Quando as portas de uma escola se abrem, novos caminhos se desenham, marcando o início de um futuro construído com conhecimento, cidadania e esperança. É nesse cenário que Marcos Venício, aluno da 2ª série do Ensino Médio, se sente vitorioso ao presenciar a entrega da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Raimundo Gomes de Carvalho, no bairro Autran Nunes, em Fortaleza.
Antes funcionando em um prédio alugado, a instituição agora tem sede própria, inaugurada nesta segunda-feira (6), com a presença do governador Elmano de Freitas. O espaço conta com 675 estudantes matriculados, distribuídos nos três turnos: manhã, tarde e noite.
Marcos Venício é um deles e destaca que a nova estrutura representa um avanço importante para o aprendizado. “A gente saiu de uma escola sem estrutura adequada para atender todos os estudantes. A nova sede mudou em muitos aspectos. O tamanho é incomparável ao do antigo prédio. E acredito que, sim, vai contribuir muito para o nosso aprendizado”, afirmou o morador do bairro, que sonha com um futuro no ramo da Tecnologia da Informação (TI).
Ao discursar, o governador Elmano de Freitas destacou a alegria de participar da entrega da nova escola, que, segundo ele, representa mais um avanço na educação do Ceará. “É uma alegria muito grande estar aqui, garantindo a nossa juventude uma escola de qualidade, com a possibilidade de agora ter ensino em tempo integral. É para isso que nós estamos nesse processo no Ceará, que já apresenta resultados muito significativos, mas que pode avançar ainda mais. Estamos trabalhando para que a educação cearense continue se qualificando, melhore e possibilite aos nossos jovens a construção de seus sonhos”, ressaltou.
O investimento do Governo do Ceará – por meio da Secretaria da Educação (Seduc) -, foi de R$ 9,3 milhões. A nova escola possui três pavimentos e uma ampla estrutura que inclui 12 salas de aula, laboratórios de informática e multidisciplinares, biblioteca, pátio e quadra poliesportiva cobertos, além de auditório, áreas de convivência com bancos e jardineiras e salas destinadas à secretaria, coordenação, professores e diretoria.
Jennifer Nascimento, aluna da 3ª série do Ensino Médio, destaca as melhorias trazidas pela nova estrutura. “O laboratório [da escola anterior] quase não era utilizado, porque o espaço era pequeno e não comportava toda a turma. A quadra também era muito reduzida. Tinha até uma piscina, mas a gente não usava. Aqui é diferente: a quadra é ampla, cabe todo mundo e permite que a gente tenha aulas de Educação Física bem mais práticas. Melhorou 100%”, avaliou.
De acordo com a secretária da Educação, Eliane Estrela, a entrega da nova escola representa um sonho realizado para a comunidade do Autran Nunes. “Eu quero agradecer a cada estudante que acredita na escola pública e participa ativamente das atividades da escola. Hoje, estamos entregando um sonho antigo da comunidade. Nós temos um time forte, aguerrido, que colabora com esses sonhos”, destacou a titular da Seduc.
“As melhorias são enormes”
A nova estrutura da EEMTI Raimundo Gomes de Carvalho representa também o sonho de qualquer educador, segundo o diretor da escola, Sílvio Castro. Aos 57 anos, sendo 17 dedicados à educação – dois deles à frente da instituição -, ele celebra as conquistas alcançadas. “As melhorias são enormes. É uma escola que todo educador, todo professor merece ter para desenvolver seu trabalho”, afirma. “A gente busca aprimorar a proficiência e a formação desses jovens, e uma estrutura física adequada é tudo o que precisamos para alcançar esse objetivo”, acrescenta.
Eliete Xavier, que é mãe de criação da Emilly Magalhães – aluna da 1ª série – esteve presente na cerimônia de inauguração da escola. De acordo com ela, o sentimento com esse momento é de muita felicidade. “Porque é uma satisfação muito grande, é muito importante para os nossos filhos ter um colégio maravilhoso. Tem muitas coisas agora, muitas melhorias, muitas mesmo”, elogia.
31 anos de atuação
Inaugurado em 5 de dezembro de 1994, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Raimundo Gomes de Carvalho recebeu o nome em homenagem a um dos moradores mais antigos do bairro Autran Nunes. As atividades escolares começaram em abril de 1995, mas foi no ano de 1998 que o centro passou a oferecer atendimento especializado às crianças das escolas da 1ª e 3ª regiões e à comunidade, com profissionais como fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social, integrados ao Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPE).
Em 2025, a unidade foi transformada em uma escola regular de ensino médio, passando a se chamar Escola de Ensino Médio Raimundo Gomes de Carvalho. A partir de 2026, o espaço funcionará como Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), com turmas do 1º ano no formato integral. Os estudantes que cursam o Ensino Médio Regular continuarão na instituição até a conclusão da educação básica.
Quem acompanhou os últimos seis anos dessa trajetória foi o aluno Pedro Paulo, de 19 anos. Ele iniciou os estudos na escola ainda no 7º ano do Ensino Fundamental e, hoje, cursa a 3ª série do Ensino Médio. Convidado a discursar em nome dos estudantes, Pedro agradeceu pelos investimentos destinados à construção da nova instituição, que, para ele, simboliza acreditar no futuro.
“Aqui não é só uma escola. Aqui é onde a gente cresce, aprende, faz amigos que viram família e começa a sonhar com o que pode ser. É nesse espaço que descobrimos talentos, encaramos desafios e percebemos que nunca estamos sozinhos. Esse dia vai ficar marcado para sempre”, concluiu, sob aplausos dos colegas.
Novas escolas em Fortaleza
Das 138 escolas que serão entregues no Ceará com recursos do Fundef, 22 estão localizadas em Fortaleza. Desse total, 11 são novas construções e 11 passaram por reconstrução.
Referência no país como o melhor ensino fundamental do país pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a rede estadual de ensino conta, atualmente, com mais de 395 mil estudantes. Cerca de 77% em tempo integral, o que representa mais de 530 escolas.