Governador Elmano de Freitas realiza entrega de tablets a alunos da 1ª série do Ensino Médio em Aracoiaba

7 de outubro de 2025 - 15:49 # # # # #

Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - - Texto
Estácio Jr - Casa Civil - Foto

Evento marca a continuidade do programa de entrega de equipamentos a estudantes da rede pública estadual

“A entrega dos tablets representa um passo muito importante para a educação cearense”, avaliou a estudante Eduarda Leite, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dr. Salomão Alves de Moura, em Aracoiaba. Nesta terça-feira (7), o governador Elmano de Freitas esteve na escola para realizar a entrega dos equipamentos a ela e a outros 440 estudantes da rede estadual de ensino do município.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual esteve acompanhado da secretária da Educação do Ceará, Eliane Estrela; do prefeito de Aracoiaba, Edim Oliveira; e de outras autoridades. O investimento total destinado pelo Governo do Ceará – por meio da Secretaria da Educação (Seduc) – foi superior a R$ 200 mil.

“Com o equipamento, nós, alunos, temos acesso a novas ferramentas para aprender, pesquisar e nos preparar para o futuro. Essa iniciativa também busca diminuir as desigualdades sociais existentes em nosso país. Mais do que um aparelho eletrônico, o tablet simboliza uma nova forma de aprender, mais moderna e inclusiva”, destacou a estudante Eduarda, que discursou na cerimônia representando os colegas.

Durante sua fala na cerimônia, o governador Elmano de Freitas destacou os resultados alcançados pela escola e parabenizou todo o corpo docente. No último ano, 138 alunos da Escola Dr. Salomão Alves de Moura ingressaram na universidade ao concluir o Ensino Médio. Em todo o município, 43 de cada 100 estudantes da rede estadual obtiveram êxito.

“Muita alegria em estar entregando estes tablets aos estudantes, pois acrescenta maiores possibilidades para melhorar a qualidade da educação pública cearense. Os alunos do segundo e do terceiro anos já receberam. Agora, estamos entregando para todos os alunos do primeiro ano, para garantir mais igualdade de oportunidade. Muito orgulho, também, do trabalho realizado pelos nossos professores, pelos nossos diretores, pelos coordenadores, por todos os profissionais da educação, pois isso é a realização de um sonho: imaginar que os pais dessa cidade têm seus filhos fazendo faculdade com perspectivas de futuro”, discursou.

Instituições contempladas

Além dos estudantes da profissionalizante Dr. Salomão Alves de Moura, alunos de outras três escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) da rede estadual também foram contemplados. São elas: a EEMTI João Alves Moreira, a EEMTI Vereador Francisco Airton Maia e a EEMTI Senador Almir Pinto, onde estuda Gabriela Alves. A jovem, que antes não tinha o suporte necessário, passa a viver uma nova realidade.

“O meu estudo sem o tablet era muito fraco, monótono, não tinha muita estrutura. A partir de hoje, com o equipamento, vou poder me aprofundar mais nos conteúdos e alcançar um melhor desempenho nos meus estudos”, afirmou.

A secretária da Educação, Eliane Estrela, destacou que o equipamento entregue pelo Governo do Ceará representa mais uma ferramenta para o aprendizado dos estudantes. “Este é um momento muito importante. Não se trata apenas de um equipamento, mas de um instrumento que amplia as oportunidades de aprendizagem e possibilita estudar em qualquer lugar”.

Em busca dos objetivos

Daniel Figueiredo, de 16 anos, está na 1ª série do Ensino Médio, cursando o técnico em Edificações na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dr. Salomão Alves de Moura. Natural de Capistrano, o filho de uma enfermeira e de um agricultor conta que a mudança de cidade para estudar foi motivada pela busca por um ensino melhor.

“O tablet é uma ferramenta importante, que vai agregar aos meus estudos na busca pelo meu objetivo, que é concluir o Ensino Médio e ingressar no Ensino Superior, no curso de Engenharia. Eu me sinto feliz em estudar em uma escola profissionalizante que também me prepara para o futuro na área de Edificações”, destacou.

Para a diretora da EEEP Dr. Salomão Alves de Moura, Queila Maria Araújo, os tablets serão um instrumento importante para o desenvolvimento pleno das habilidades e competências dos alunos. “Tanto no que diz respeito à Base Comum quanto aos cursos profissionalizantes desenvolvidos na escola, que são Administração, Edificações, Desenvolvimento de Sistemas e Massoterapia”, pontuou.

Presente na ocasião, o prefeito de Aracoiaba, Edim Oliveira, agradeceu ao governador Elmano de Freitas pela ação realizada no município. “Estou aqui para agradecer. Esses tablets vão ajudar muito os alunos e fortalecer ainda mais a nossa educação, que já vem em crescimento. Fico muito lisonjeado com essa entrega”, disse.

Entrega de tablets

O evento em Aracoiaba marca a continuidade do programa de entrega de tablets a estudantes da rede pública estadual. Nesta etapa, serão distribuídos 109.396 equipamentos para alunos da 1ª série do Ensino Médio em todo o Ceará, representando um investimento de R$ 49,1 milhões por parte do Governo do Estado.

Lançado em 2024, o programa teve início com a entrega de tablets aos alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, e, no primeiro semestre de 2025, contemplou também estudantes das 2ª e 3ª séries. Somando todas as etapas, o número de tablets distribuídos pelo Governo do Ceará chega a 228.676 equipamentos, beneficiando jovens de todas as regiões do estado.