Sedih apresenta projeto Educação 60+ em evento sobre inclusão digital de pessoas idosas
7 de outubro de 2025 - 12:19 #Educação 60+ #inclusão digital #pessoas idosas #SEDIH
Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto
Parceria entre a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e o Senac Ceará, o projeto Educação 60+ foi apresentado durante encontro que reuniu instituições que atuam com pessoas idosas e o uso da tecnologia. Realizado em Fortaleza na última semana, o evento “Práticas que Conectam: Compartilhando Soluções para a Inserção Digital de Pessoas 60+” promoveu um momento de debate e construção coletiva.
Em formato de oficina, a atividade foi promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O encontro buscou compartilhar experiências entre as instituições envolvidas, promovendo diálogos sobre a inclusão digital das pessoas idosas, seus desafios e boas práticas.
Relatório
A ação ocorreu em todas as regiões do Brasil e, após a conclusão das oficinas, resultará em um relatório com informações coletadas nesta etapa, que subsidiará novas iniciativas com esse foco. Na etapa que aconteceu em Fortaleza, a iniciativa da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Sedih foi apresentada por Vyna Leite, coordenadora de políticas públicas para pessoas idosas, e Manuela Braga, técnica da coordenadoria.
Por meio do Educação 60+, foram realizados cursos gratuitos voltados à população idosa. Desde o primeiro semestre deste ano, cinco turmas foram dedicadas à inclusão digital, com formações tecnológicas nos cursos: Montagem e Manutenção de Computadores, Jornada de Transformação Digital, Smartphone – Uso Eficiente e Seguro, Segurança Digital e Dominando o Uso da Internet (Ferramentas).