CEE capacita avaliadores externos residentes no interior do Ceará
10 de outubro de 2025 - 15:27 #CEE #educação
Ascom CEE - Texto e Foto
Com foco na agilização dos serviços e na qualificação dos profissionais envolvidos na tarefa, o Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) promoveu, na noite da quinta-feira (9), uma capacitação para um grupo de 57 avaliadores de instituições de ensino cadastrados no órgão, que atuarão no interior do estado. O objetivo do treinamento, realizado em forma de videoconferência, foi apresentar uma visão geral da atividade de avaliação, destacando a importância da avaliação prévia para qualificar o credenciamento das instituições e o reconhecimento de cursos, bem como orientar sobre a correta utilização do Instrumento de Avaliação, com ênfase na Educação Básica.
A abertura do encontro foi feita pela presidente do CEE, professora Ada Pimentel. Na ocasião, a gestora apresentou as boas-vindas aos novos avaliadores e fez breve apresentação do Conselho, destacando a missão do órgão de guardião da educação no Ceará. A fala seguinte foi da secretária geral do CEE e conselheira Aurila Maia Freire, que atuou como instrutora no encontro. Inicialmente, ela enumerou e esclareceu sobre os critérios de avaliação de escolas para credenciamento a serem considerados pelos avaliadores externos. São eles: aspectos legais e documentais, projeto pedagógico, estrutura física e tecnológica, corpo docente e gestão, gestão e organização e resultados de aprendizagem.

A professora e conselheira Luiza Aurélia Costa, presidente da Câmara de Educação Básica do CEE (Ceb), também falou aos participantes do encontro. Na oportunidade, reiterou que o ato de avaliar vai além do preenchimento de formulários, exigindo atenção e sensibilidade e o olhar criterioso do avaliador na verificação de como a escola funciona como um todo para ofertar uma educação de qualidade.
A vice-presidente do Conselho, professora Lúcia Veras, também atuou como instrutora na capacitação, que incluiu orientações aos participantes sobre a legislação pertinente à avaliação, o passo a passo da sistemática de avaliação e a aplicação do Instrumento de Avaliação.
O relatório do avaliador ao término da visita à instituição de ensino trará referenciais seguros para a análise e emissão de parecer do CEE, elaborado por um de seus 21 conselheiros, sobre a demanda da escola junto ao órgão.
Ao término do encontro, os participantes elogiaram a iniciativa do CEE, levando em conta as especificidades do trabalho de avaliação das escolas e a importância do domínio do avaliador sobre todos os itens a serem averiguados.
A professora Lúcia Veras lembrou que os avaliadores situados no interior do estado ainda passarão por uma segunda etapa de capacitação, que incluirá orientações sobre a utilização dos sistemas informatizados do CEE, como o Sisp – Sistema de Informatização e Simplificação de Processos.