Distrito de Inovação e Saúde do Ceará avança com assinatura de contrato de gestão

13 de outubro de 2025 - 16:05 # # # # # #

Ascom SDE - Texto

O Governo do Ceará deu um passo decisivo na consolidação do Distrito de Inovação e Saúde, localizado no município de Eusébio. Em uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (13), foi assinada O Contrato de Gestão formalizando a parceria com a Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (Adtis) para a gestão e operacionalização de ações estratégicas do polo.

O Distrito, regulamentado pelo Decreto nº 36.010, já conta com a Fiocruz como empresa âncora instalada e com obras em andamento da Biomanguinhos e da Wolbito do Brasil, posicionando o Ceará como um centro estratégico para pesquisa, desenvolvimento e bioeconomia em saúde.

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho, ressaltou a natureza colaborativa da iniciativa e o apoio do Governo do Ceará. “Quero agradecer essa relação de política transversal com a Fiocruz, feita pelo governador Elmano de Freitas. É de tal forma importante para o Estado do Ceará, e praticamente promovida por todas as secretarias do estado e órgãos que fazem parte dessa revolução, porque realmente o nosso estado tem um Distrito de Saúde ativo,” afirmou Domingos Filho.

O secretário do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Alexandre Cialdini, reforçou a importância do engajamento político para o avanço do Distrito. “Isso só foi possível por causa da política do Governo do Estado. Se não há um processo de transformação política que perpassa nessa linha, você não consegue avançar. É fundamental uma transformação política que considere a ciência e a capacidade de inovar,” declarou Cialdini, atribuindo o mérito ao propósito do governador Elmano de Freitas.

O evento contou com a presença de representantes da Fiocruz, SDE, Adece, Seplag, Adtis, Prefeitura Municipal do Eusébio, Secitece, SOP, Seinfra e SCidades, e do deputado federal, Leônidas Cristino.

Governança e planos de implantação

O Contrato de Gestão, no valor de R$ 3 milhões e com um ano de execução, é fundamental para a próxima fase de desenvolvimento. Odorico Monteiro, coordenador de Inovação, Produção e Empreendedorismo da Fiocruz Ceará, detalhou o que o contempla o contrato.

“Esse evento marca um momento importante, que o Governo do Estado qualificou uma organização social para fazer a governança do Distrito e agora nós estamos assinando uma ordem de serviço para a realização dos planos de Inovação, de Atração de Investimento, de Governança, de Negócio, de Desenvolvimento Sustentável,” explicou Odorico

Segundo o representante da Fiocruz, o passo seguinte será a implantação desses planos, que já preveem recursos do Governo do Estado para infraestrutura, incluindo energia, água e urbanização, além da construção de um prédiopara abrigar startups e spin-offs.

Fiocruz: âncora e motor de inovação

A Fiocruz Ceará não é apenas a empresa âncora do Distrito, mas uma protagonista na produção de tecnologia no estado. Odorico Monteiro enfatizou que a unidade cearense está construindo a primeira fábrica de medicamentos biológicos da Fiocruz fora do Rio de Janeiro, além da fábrica de Wolbáquia e do Instituto Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia.

A SDE e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) coordenam o grupo de governança do Distrito, que reúne mais de 15 órgãos e entidades (incluindo PGE, Seplag, Secitece, Seinfra, Sop, entre outros) e que já resultou na publicação de três portarias conjuntas que tratam da governança, regularização fundiária e infraestrutura. A Prefeitura do Eusébio também desempenha um papel fundamental, garantindo a regularização fundiária e a infraestrutura, além de assegurar que a comunidade local seja beneficiada.

O objetivo final é transformar o Distrito em um polo de referência em inovação em saúde, atraindo empresas, fomentando a geração de empregos qualificados e promovendo o desenvolvimento sustentável, reforçando o Ceará na rota do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.