Projeto de Extensão aprovado em edital da União Europeia fortalece artesanato feminino e redes de colaboração no Cariri

13 de outubro de 2025 - 11:25 # # # #

Ascom Urca - texto e fotos

Idealizado pelas professoras Lívia Nogueira, do Curso Tecnológico em Gestão de Turismo da Universidade Regional do Cariri (URCA), e Andrea Rabinovici, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Projeto Candeias vem ganhando destaque no cenário cultural do Cariri por promover o fortalecimento do artesanato feminino e a criação de redes colaborativas entre mulheres artesãs da região.

A iniciativa é resultado dos projetos de extensão Elabora Cultura e Empreende Cultura, ambos desenvolvidos com o propósito de apoiar a economia criativa e o empreendedorismo cultural. O Candeias reúne artesãs de cinco municípios do Cariri — Missão Velha, Juazeiro do Norte, Crato, Assaré e Santana do Cariri —, valorizando seus saberes tradicionais e estimulando a formação de uma rede de apoio e cooperação entre mulheres de diferentes gerações e áreas de atuação.

O projeto vem sendo realizado através do Instituto Physis Cultura & Ambiente e foi aprovado em edital financiado pela União Europeia, por meio da ONG Gestos Soropotividade, contando ainda com o apoio institucional do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e as parcerias da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri e da ONG Beatos, organizações reconhecidas pelo trabalho de promoção da cultura e do desenvolvimento comunitário na região.

O Candeias Cariri busca estimular o protagonismo feminino e a sustentabilidade econômica das artesãs, por meio de formações voltadas à elaboração de projetos, captação de recursos, estratégias de comercialização, co-criação e inovação. Além disso, incentiva a troca de experiências entre mestras da cultura e jovens aprendizes, contribuindo para a valorização e a continuidade das tradições artesanais do Cariri.

Alinhado à Agenda 2030 da ONU, o projeto contribui diretamente para diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ao fortalecer a geração de renda; o ODS 5 (Igualdade de Gênero), ao promover autonomia e protagonismo feminino; o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ao incentivar o empreendedorismo e a valorização do trabalho artesanal; o ODS 10 (Redução das Desigualdades) e o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), ao articular instituições, coletivos e redes locais em torno do desenvolvimento social e econômico sustentável do território.

Com a criação da marca Candeias Cariri: Artesãs da Tradição, o projeto também investe em identidade visual e estratégias de divulgação nas redes sociais, ampliando a visibilidade dos produtos e o alcance das artesãs em feiras, exposições e eventos culturais.

A partir da parceria com a Fundação Casa Grande, no mês de dezembro, será lançado um filme documentário e uma exposição fotográfica sobre o projeto, bem como as participantes terão a oportunidade de lançar coletivamente novos produtos criados a partir dos conhecimentos compartilhados, consolidando o Candeias Cariri como um marco no fortalecimento do empreendedorismo feminino e da economia criativa no Cariri.