Semana da Criança no Hias transforma hospital em espaço de alegria
13 de outubro de 2025 - 16:40 #alegria #brinquedos #Hias #Rede Sesa #SAP #semana da criança
Levi Aguiar - Ascom Hias - Texto e fotos
Alisson Pimenta - Video
Crianças em tratamento receberam brinquedos arrecadados durante a Semana da Criança no Hias
O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), encerrou, no último domingo (12), a Semana da Criança 2025. Durante seis dias, a programação levou diversão, arte e acolhimento a centenas de pacientes em tratamento e seus familiares, com apresentações culturais, oficinas, passeios e a tão aguardada entrega de brinquedos. Ao todo, cerca de 1.200 brinquedos foram arrecadados e distribuídos, escolhidos conforme a faixa etária e o perfil de cada criança e adolescente atendido.
Para Ellen Rebeca, 28, mãe da pequena Elise Vitória, de nove meses, paciente com leucemia e moradora de Juazeiro do Norte, o momento trouxe leveza em meio ao tratamento. “O dia a dia é puxado, por isso atividades de divertimento como essas nos contagiam. Um brinquedo anima o nosso dia todo. É uma bênção ter pessoas que fazem isso e se voluntariam para atividades como essas.”
A Semana contou com o passeio no Trem da Alegria, um show de personagens encantados, apresentações musicais e teatrais de voluntários e uma grande festa para pacientes e familiares. A mobilização reuniu trabalhadores do hospital, voluntários e parceiros em torno de um mesmo propósito: transformar o ambiente hospitalar em um espaço de alegria e brincadeira.
Música, teatro e arte preencheram os dias de celebração, com apresentações voluntárias que emocionaram crianças, famílias e profissionais do Hias
Para a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, o resultado da ação reforça a importância de olhar o cuidado infantil de forma integral. “Em um hospital pediátrico, é fundamental oferecer toda a assistência necessária, mas também é essencial proporcionar acolhimento. Queremos que as crianças, mesmo em um ambiente hospitalar, possam se sentir realmente crianças”, destaca.
A emoção também foi compartilhada por quem vive a rotina hospitalar de perto. Silvilane Fernandes, 47, mãe da Larissa, 14, destacou o quanto a iniciativa fez diferença no dia a dia: “O hospital é um ambiente para cuidar da dor dos pacientes e familiares, de pessoas fragilizadas, por isso, ações como essas são únicas. É legal perceber que o hospital não se preocupa apenas com a saúde, mas com o nosso bem-estar. É mais uma dose de ânimo. E quem é que não gosta de ganhar presente, não é?”, ressalta.
Para muitos voluntários, participar da Semana da Criança é uma experiência transformadora. “É muito gratificante ver o sorriso de uma criança que passou pelo processo de adoecimento e ficou bem. O sentimento de que, de alguma forma, você ajudou nisso é ótimo, seja com relação à parte científica, ao suporte emocional ou por meio do brincar”, conta Daniel Sugo, 26, estudante de medicina e voluntário que se vestiu de Homem-Aranha para alegrar as crianças.
O voluntário e estudante de medicina Daniel Sugo vestiu-se de Homem-Aranha para surpreender e divertir crianças durante as visitas nas enfermarias
Entre os destaques deste ano esteve a parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), que entregou 476 bonecos de pano confeccionados por internas do projeto “Arte em Cadeia”. Os brinquedos foram destinados à iniciativa “À Flor da Pele”, que distribui bonecos bordados a crianças hospitalizadas e idosos.
Os bonecos de pano entregues durante a ação da Semana da Criança foram confeccionados por internas do projeto “Arte em Cadeia”