Outubro Rosa na Seplag-CE destaca prevenção, diagnóstico precoce e autocuidado
14 de outubro de 2025 - 15:52 #Autocuidado #diagnóstico precoce #outubro rosa #prevenção #Seplag-CE
Dháfine Mazza - Ascom Seplag-CE - Texto e foto
Geralmente associada ao romantismo, à inocência e à delicadeza, a cor rosa ganha outros sentidos em outubro: força, coragem e resiliência para enfrentar e falar sobre o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Comprometida com a saúde e o bem-estar dos seus servidores e colaboradores e engajada na campanha Outubro Rosa, que alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) realizou, nesta terça-feira (14), uma programação especial para abordar o tema com seriedade, mas também com leveza.
Para um auditório colorido de rosa pelas roupas do público presente, mulheres e homens interessados no assunto, a médica Christina Magalhães, diretora-geral do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), apresentou a campanha estadual “De outubro a outubro rosa”, os números do câncer de mama no Ceará, fatores de risco, estratégias de detecção precoce, tratamentos e mitos e verdades sobre a doença.
Conforme a diretora-geral do IPC, o Ceará registrou 3.080 casos de câncer de mama em 2023. A prevenção não é totalmente possível, uma vez que há multiplicidade de fatores para o surgimento da doença. No entanto, o controle dos fatores de risco e o estímulo a fatores protetores, como a alimentação e a prática de exercício físico, podem reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. “A alimentação saudável e a atividade física fazem parte das medidas que ajudam a prevenir e enfrentar o câncer de mama. Além disso, os estudos mostram que quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Daí a importância de campanhas como o Outubro Rosa, que alerta para a conscientização da detecção precoce da doença”, destacou.
Durante a palestra, a médica Christina Magalhães reforçou a importância do conhecimento do próprio corpo para percepção de qualquer mudança e a detecção precoce do câncer de mama, que deve ser feita a partir de exames como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética. Ela também destacou ações do Governo do Ceará como a campanha “De outubro a outubro rosa”, que busca promover estratégias integradas e contínuas para ampliar a cobertura mamográfica, articulando ações estaduais, regionais e municipais ao longo de 12 meses.
Depoimento
A programação em alusão ao Outubro Rosa da Seplag-CE contou ainda com o depoimento da orientadora da Célula de Gestão para Resultados da Pasta, Danielle Carvalho, que compartilhou sua história pessoal de superação do câncer de mama, incluindo o diagnóstico, o tratamento, as dificuldades enfrentadas e as mudanças após o enfrentamento da doença.
“Tudo passa. É muito importante estar bem psicologicamente, fazer o tratamento, acreditar que vai dar certo e vencer. O câncer tem cura. Se detectado precocemente, as chances de cura são ainda maiores”, disse, acrescentando que passou a compartilhar sua experiência com outras mulheres, em uma rede solidária de conhecimento e apoio mútuo.
Relevância
A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Seplag-CE, Rejane Felipe, participou do evento e reforçou a importância de abordar o tema e incentivar o autocuidado. “Ao promover momentos de diálogo e informação, reforçamos o compromisso da Seplag-CE com o bem-estar de suas servidoras. A conscientização é o primeiro passo para a prevenção e o cuidado contínuo. Mais do que uma campanha, o Outubro Rosa é um convite ao amor-próprio e à atenção com a própria saúde. Cuidar de si é um ato de coragem e de carinho com quem está ao nosso redor”, afirmou.
A colaboradora Tanara Lopes, da Célula de Gestão de Pessoas da Seplag-CE, elogiou a iniciativa e reforçou a importância do tema. “O Outubro Rosa é uma campanha importante para a conscientização, a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. A Seplag-CE proporcionar esse tipo de evento colabora muito para o conhecimento e a qualidade de vida de servidoras e colaboradoras”, avaliou
Ações
A programação desta terça-feira foi encerrada com um coffee break e a distribuição de cartões com a identidade da campanha interna da Seplag-CE em alusão ao Outubro Rosa, que inclui ainda cartazes afixados em pontos estratégicos do Edifício Seplag e envio de material informativo por e-mail e WhatsApp.