Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará lança edital e anuncia a 1ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas

14 de outubro de 2025 - 15:53 # # # #

Ascom Sepince - texto e arte gráfica

A Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince) divulgou o edital de convocação para as eleições que selecionarão os representantes indígenas, suplentes e organizações sociais que integrarão o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPIN) para o biênio 2026-2027. A convocação oficial foi realizada pela Comissão Eleitoral da Sepince.

A primeira Conferência Estadual dos Povos Indígenas ocorrerá entre os dias 5 e 7 de novembro, no Sesc Iparana, reunindo lideranças e representantes das comunidades indígenas do Estado para discutir políticas públicas e fortalecer a participação indígena nas decisões governamentais.

De acordo com a secretária Juliana Alves, da Sepince, o CEPIN é um órgão colegiado de grande relevância, com caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, assegurando a participação efetiva dos povos indígenas na elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas destinadas às suas comunidades. “O Conselho é essencial para garantir que a voz dos povos indígenas seja ouvida e considerada em todas as instâncias do governo estadual,” enfatiza Juliana.

O Conselho será composto por 40 integrantes, incluindo 20 representantes do poder público, 16 indígenas eleitos durante a conferência, um indicado pela Federação dos Povos Indígenas do Ceará (Fepoince) e três representantes de organizações sociais vinculadas à pauta indígena. O mandato dos conselheiros é de dois anos, sem remuneração, exercendo uma função de relevante interesse público.

Dentre as atribuições do CEPIN, destacam-se:

– Propor e aprovar a Política Estadual para os Povos Indígenas

– Acompanhar programas e projetos do Governo do Estado voltados às comunidades indígenas

– Sugerir prioridades para o orçamento estadual direcionado à pauta indígena

– Articular a resolução de conflitos indígenas

– Estimular pesquisas e promover o diálogo com instituições nacionais e internacionais

Para acessar o edital, clique aqui.