Túlio Mourão, Jorge Hélder, Manassés de Sousa e outros grandes nomes no 9º Festival Fortaleza Instrumental

14 de outubro de 2025 - 16:13 # # # # #

Ascom TJA - Texto
Divulgação - Foto

Contando ainda com oficinas e palestras, a programação será gratuita e acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro no Theatro José de Alencar

O 9º Festival Fortaleza Instrumental chega para celebrar a força e a diversidade da música instrumental nos dias 17 e 18 de outubro, a partir das 18h40, no Theatro José de Alencar, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O evento reúne grandes nomes da cena musical em uma programação que valoriza a criatividade, o talento e a pluralidade sonora que marcam a produção instrumental brasileira e as atividades de formação.

Na sexta-feira, 17 de outubro, o Festival Fortaleza Instrumental recebe, diretamente do Cariri, a jovem violonista Tâmara Lacerda, que vem construindo uma trajetória marcada por ricas experiências ao lado de mestres e parceiros, participando de projetos independentes e acompanhando artistas como Luiz Fidélis, Fábio Carneirinho, Ana Paula Nogueira e Sol Maria, em apresentações pelo Ceará e pelo Brasil.

O multi-instrumentista Alan Kardec, com dez álbuns gravados, também integra a programação. Compositor de trilhas sonoras para filmes, séries e televisão, ele já realizou turnês pelo Brasil e pela Europa, tanto com sua música instrumental quanto acompanhando nomes como Ednardo, Chambinho do Acordeon e Calé Alencar, entre outros.

Encerrando a primeira noite, o palco recebe Jorge Hélder, um dos baixistas mais requisitados da música brasileira e integrante das bandas de Chico Buarque, Maria Bethânia e Edu Lobo.

No sábado, 18 de outubro, a programação segue com a Orquestra Solar de Tambores, trazendo o som ancestral e enérgico do batuque e os elementos do maracatu cearense. Em seguida, o palco recebe o mestre Manassés de Sousa, que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira, como Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Armandinho Macedo, Dominguinhos, Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Gal Costa, Simone, Zé Ramalho, Roberto Carlos e Luiz Gonzaga, entre outros.

Encerrando a programação, o pianista, compositor e arranjador Túlio Mourão apresenta seu show. Com carreira destacada na criação de trilhas sonoras premiadas, o artista — ex-integrante dos Mutantes em sua fase de rock progressivo — já colaborou com nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Mercedes Sosa, entre outros.

Oficinas gratuitas

O Festival Fortaleza Instrumental realiza em suas edições oficinas, workshops e demais atividades contribuindo para a formação de músicos(as) iniciantes, profissionais e público interessado. Nesta edição, no dia 17 de outubro, a partir das 14h, as oficinas “Falando de Música”, ministrada pelo baixista Jorge Hélder; e “Produção Musical no Ceará”, ministrada pelo músico Alan Kardec. No dia 18 de outubro, a partir das 14h, “Dos Mutantes à Carreira Solo”, por Túlio Mourão; “Prática Coletiva de Percussão no Ceará”, pela Orquestra Solar de Tambores (regentes e brincantes) e a palestra “O Empreendedorismo nos Festivais do Ceará”, por Pingo de Fortaleza. As inscrições são gratuitas e realizadas por meio do e-mail: associacaosolar@gmail.com ou no local no dia da oficina. As formações ocorrerão na Sala Izaíra Silvino (Foyer) e Sala de Música (CENA) do Theatro José de Alencar.

“Chegar na realização da nona edição desse festival é motivo de muita alegria porque ele celebra a música na sua essência instrumental e revela a continuação da nossa responsabilidade no universo da formação cultural. Esse ano fico mais feliz ainda de ver o Festival prestigiando grandes nomes da música cearense”, declara Pingo de Fortaleza, idealizador e coordenador geral do evento.

O 9º Festival Fortaleza Instrumental é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – Governo Federal, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Cagece, Cegás, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), Apoio institucional: Instituto Dragão do Mar (IDM), Theatro José de Alencar e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). Apoio: Sebrae. Produção: Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR.

Programação

DIA 17/10 (sexta-feira)
Oficinas
14h – “Falando de Música”, por Jorge Hélder
15h30 – “Produção Musical no Ceará”, por Alan Kardec
Local: Sala Izaíra Silvino (Foyer)

DIA 17/10 (sexta-feira)
Shows
18h40 – Tâmara Lacerda
19h30 – Alan Kardec
20h20 – Jorge Hélder
Local: Palco Principal

DIA 18/10 (sábado)
Oficinas
14h – “Dos Mutantes à Carreira Solo”, por Túlio Mourão
Local: Sala Izaíra Silvino (Foyer)

15h30 – “Prática Coletiva de Percussão no Ceará”, por Orquestra Solar de Tambores
Local: Sala de Música Jacques Klein (CENA TJA)

Palestra
16h30 – “O Empreendedorismo nos Festivais do Ceará”, por Pingo de Fortaleza
Local: Sala Izaíra Silvino (Foyer)

DIA 18/10 (sábado)
Shows
18h40 – Orquestra Solar de Tambores
19h30 – Manassés de Sousa
20h20 – Túlio Mourão
Local: Palco Principal

Serviço

9º Festival Fortaleza Instrumental
Data: dias 17 e 18 de outubro (sexta e sábado)
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Programação gratuita
Informações: (85) 3226-1189 / 99987-7321
Redes sociais: @festivalfortalezainstrumental