Uece/Dell abre inscrições para Programa Gratuito de Ensino Digital com 3 mil vagas on-line

14 de outubro de 2025 - 16:00 # # # #

Ascom Uece - texto e arte gráfica

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (Lead), do Laboratório de Desenvolvimento e Inovação da Uece (LDI) e do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro), em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), divulga a abertura das inscrições para o Programa Gratuito de Ensino Digital, que oferece 3.000 vagas em cursos on-line voltados à qualificação profissional.

As inscrições acontecem de 6 de outubro a 6 de novembro de 2025, exclusivamente pela internet. O programa tem como objetivo promover inclusão digital e capacitação profissional gratuita para diversos públicos, com prioridade para adultos em busca de qualificação, trabalhadores informais, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência (PcD), estudantes do ensino médio, professores da rede pública e moradores de áreas periféricas em situação de vulnerabilidade social.

Cursos oferecidos

As formações serão ofertadas on-line, por meio da plataforma Dell Accessible Learning (DAL), com metodologia flexível e acompanhamento de equipe especializada. Cada participante poderá se inscrever em até dois cursos, escolhendo entre as seguintes áreas:

Informática

– Informática Prática (50h)

– Introdução a Aplicativos On-line do Google (50h)

– Recursos Básicos do Microsoft Excel (15h)

– Power BI para Educação (10h)

– Inteligência Artificial para Educação I (10h)

– Inteligência Artificial para Educação II: Potencializando Métodos e Ferramentas (10h)

– Inteligência Artificial para Estudos Criativos (10h)

Ciência de Dados

– Introdução à Python (36h)

– Visão Analítica de Dados (25h)

– Visualização de Dados (40h)

Desenvolvimento de Sistemas

– Introdução à Lógica de Programação (70h)

– Desenvolvimento de Sites – HTML e CSS (20h)

– Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software (25h)

Idiomas

– Inglês Básico 1 com Ênfase em Tecnologia da Informação (77h)

– Inglês Básico 2 com Ênfase em Tecnologia da Informação (100h)

– Inglês Básico com Ênfase em Tecnologia da Informação (40h)

– Inglês Intermediário 1 com Ênfase em Tecnologia da Informação (88h)

Desenvolvimento de Pessoas

– Atendimento ao Cliente (88h)

– Comunicação Corporativa (25h)

Suporte Técnico

– Suporte Técnico em Tecnologia da Informação (100h)

Certificação e participação

Os cursos são gratuitos e os certificados serão emitidos até 60 dias úteis após a conclusão do curso e disponibilizados para download diretamente na plataforma. Seguindo o protocolo de segurança definido pela Coordenação Pedagógica do Lead/Dell, não serão emitidas declarações de participação.

As pessoas inscritas receberão, por e-mail cadastrado no momento da inscrição, as instruções para confirmação da matrícula e início das atividades na plataforma DAL.

Acesse aqui edital completo.