Polícia Militar resgata duas aves silvestres no Jardim Guanabara
15 de outubro de 2025 - 16:26 #aves silvestres #Jardim Guanabara #PMCE
Ascom PMCE - Texto
A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), resgatou, na manhã desta quarta-feira (15), dois pássaros silvestres que eram mantidos irregularmente em uma residência localizada no bairro Jardim Guanabara – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza.
Após receberem informações, os policiais ambientais encontraram duas gaiolas, uma continha um Sanhaço e na outra um Corrupião, aves da fauna silvestre. No momento da abordagem, não foram localizados os responsáveis pelos animais. Populares que estavam no local foram questionados, mas ninguém se identificou como proprietário das aves.
Os pássaros foram encaminhados ao Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibama), onde passarão por triagem e receberão cuidados veterinários antes de serem devolvidos à natureza. Além disso, um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
Saiba mais
A criação, comercialização ou manutenção de animais silvestres sem a devida autorização constitui crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), com pena prevista de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico.