Mês das crianças no Hias: pacientes, acompanhantes e profissionais celebram com show de circo e balões

16 de outubro de 2025 - 18:40 # # #

Levi Aguiar - Ascom Hias - Texto e fotos

O palhaço Garapa levou risadas e encantamento a pacientes da UCP e Neurocirurgia

A programação do Mês das Crianças segue no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). Os pacientes das unidades de Cuidados Prolongados (UCP) e Neurocirurgia viveram uma manhã diferente na última quarta-feira (15). O palhaço Garapa, personagem do artista Israel Campos, encantou o público com esculturas em balão e uma apresentação de circo, levando leveza e alegria ao ambiente hospitalar

Pacientes, familiares e profissionais acompanharam o show de circo promovido na Unidade de Cuidados Prolongados 

“As crianças adoraram a presença divertida do palhaço, que trouxe muitos sorrisos. Conseguimos esquecer por um momento a rotina do hospital e viver algo mágico. Foi um momento muito especial, meu filho não parava de sorrir”, contou Rosália Sales, 38 anos, mãe do pequeno Lucca Raphael, de 9 meses, internado para tratar complicações decorrentes de uma malformação congênita rara.

Com cinco anos de atuação voluntária em hospitais, Israel destaca que o trabalho é sempre uma via de mão dupla. “O serviço foi voluntário, mas eu acredito que é uma troca em que todo mundo ganha. Me sinto muito bem partilhando o meu trabalho com os pequenos e os familiares”, afirmou o artista.

Responsáveis e pacientes assistem a show de circo e esculturas em balão no Hias

Para a médica Juliana Fontes, coordenadora da UCP, a atividade teve um impacto emocional positivo em todos. “Quisemos trazer alegria e ludicidade para as crianças, mas também os adultos se deixaram tocar. Foi um instante de descontração e de resgate da criança que existe em cada um de nós”, ressaltou.

A UCP acolhe crianças com doenças crônicas que necessitam de cuidados contínuos e uso de dispositivos assistivos. Já o setor de Neurocirurgia recebe pacientes com condições clínicas de alta complexidade, geralmente em internações de curta duração.