Sesa participa do Festival Ceará Sem Fome com ações de imunização e promoção da saúde
16 de outubro de 2025 - 17:34 #Ações de imunização #Ceará sem Fome #festival #Sesa
Jessika Sampaio - Ascom Sesa - Texto e fotos
Estão sendo disponibilizadas vacinas contra hepatite B, tétano, sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), influenza e covid-19, entre outras
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participa, de quarta (15) a sexta-feira (18), da 2ª edição do Festival Ceará Sem Fome, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A ação integra a programação do Governo do Estado, que celebra os dois anos do programa e reforça o compromisso com o combate à fome e a promoção da cidadania. Com um estande voltado à atualização do calendário vacinal, a Sesa oferece atendimentos de imunização, orientações sobre prevenção de doenças e conta, ainda, com a presença do mascote Zé Gotinha, símbolo da campanha nacional de vacinação.
A Secretaria integra o Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, órgão colegiado de caráter consultivo e permanente vinculado à Casa Civil, que tem como objetivo promover a integração e a participação ativa de diferentes áreas do Governo na construção e no aprimoramento das políticas públicas voltadas à superação da pobreza e ao enfrentamento da insegurança alimentar no Estado.
O Acesso é fácil e o atendimento é rápido
Para a enfermeira Maiara Aguiar, assessora técnica da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Sesa, essa atuação conjunta reforça o papel da saúde como direito e como parte das políticas públicas integradas.“É muito importante estarmos presentes em eventos que promovem a participação popular, levando informação e cuidado. Aqui, oferecemos vacinas previstas no calendário nacional de rotina, fortalecendo a proteção da população”, destacou.
Estão sendo disponibilizadas vacinas contra hepatite B, tétano, sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), influenza e covid-19, entre outras.
É super importante renovar as vacinas”: Flávia Gonçalves da Cruz
A ação foi bem recebida pelo público, que aproveitou o momento para cuidar da saúde e atualizar o cartão de vacinação. Para Flávia Gonçalves da Cruz, servidora da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, a presença da Sesa no evento representa uma oportunidade acessível e necessária. “É super importante renovar as vacinas, especialmente depois de um período em que muita gente deixou de se imunizar. Foi fácil e rápido”, contou.
Compartilhando da mesma percepção, Eliete Costa, funcionária da Secretaria da Agricultura, destacou a relevância de levar a imunização para espaços de grande circulação. “Tomei a vacina contra a gripe. Para quem tem problema de saúde, como eu, que já passei por um câncer, é fundamental esse tipo de ação”, afirmou.
Entre o público também esteve Regivânia Mateus, representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que reforçou o valor social do cuidado coletivo. “A vacina é um direito humano. Cuidar da nossa saúde é cuidar de todos que amamos. Fiquei muito feliz de participar e poder me vacinar”, disse.
Durante o evento, a presença do personagem Zé Gotinha ajudou a aproximar ainda mais as pessoas do estande, levando informação de forma lúdica e estimulando o público a manter a vacinação em dia.
Durante o evento, a presença do personagem Zé Gotinha ajudou a aproximar ainda mais as pessoas do estande
A programação do Festival segue até sexta-feira (18), com atividades voltadas à alimentação saudável, ao fortalecimento das cozinhas comunitárias e ao reconhecimento das iniciativas que transformam a realidade de milhares de famílias cearenses.
Neste ano, o Ceará também é sede das celebrações do Dia Mundial da Alimentação, promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) — um reconhecimento internacional ao trabalho do Estado na garantia do direito humano à alimentação e na construção de políticas públicas integradas de combate à fome e de promoção da saúde.