Ceará passa a contar com Carreta da Saúde da Mulher para reforçar o atendimento especializado no estado
17 de outubro de 2025 - 21:31 #atendimento especializado #Carreta da Saúde da Mulher
Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos
Equipamento móvel foi entregue pelo Governo Federal, como parte do programa Agora Tem Especialistas
Saúde até onde a população está. Esse é o objetivo da Carreta da Saúde da Mulher, que o Ceará recebeu do Governo Federal nesta sexta-feira (17), em cerimônia realizada no município de Russas. A iniciativa do programa Agora Tem Especialistas tem como foco a prevenção do câncer de mama – o que mais mata mulheres no Brasil – e do colo do útero – o quarto que mais causa óbitos.
Na cerimônia de entrega, que contou com a participação do governador Elmano de Freitas e da secretária da Saúde do Estado, Tânia Maria Coelho, também estiveram presentes, representando o Ministério da Saúde (MS), o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, e a diretora de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Regina Brizolara.
De acordo com o chefe do Executivo Estadual, a Carreta da Saúde da Mulher representa um reforço ao trabalho de regionalização do tratamento oncológico que o Governo do Ceará vem priorizando. “Aqui mesmo, no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), já realizamos tratamentos e cirurgias oncológicas. Portanto, essa é mais uma importante ação voltada à saúde da mulher. Quero agradecer, em nome do povo cearense, ao Governo Federal, que vem fortalecendo a saúde do nosso estado com mais um gesto concreto por meio dessa carreta, que vai circular pelo Ceará para atender as mulheres e ampliar as ações de prevenção”, discursou.
A iniciativa, realizada pelo MS em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS) e apoio do Governo Estadual, amplia a oferta de consultas, exames, biópsias e diagnósticos para pacientes do SUS que estavam à espera de atendimento. Dessa forma, busca reduzir as desigualdades regionais na assistência especializada.
“Essa carreta tem grande capacidade para abrigar equipamentos de alta tecnologia, com profissionais treinados e especializados. Tudo isso próximo das pessoas e com a possibilidade de se deslocar, estando aqui e, em 30 dias, em outra região, reduzindo o tempo de espera e as filas, e promovendo uma gestão compartilhada com o Governo do Estado e com as prefeituras”, destacou o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, reforçando que esse é o propósito do programa Agora Tem Especialistas.
Para a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, receber a Carreta da Saúde durante o Outubro Rosa é bastante simbólico. “Nós estamos realizando um grande movimento no Ceará para alertar as mulheres sobre a importância de realizar seus exames preventivos, pois o câncer de mama, quando detectado precocemente, tem cura. Portanto, queremos que todas as mulheres da região procurem suas unidades de saúde, façam seus cadastros e possam realizar seus exames”, ressaltou.
O prefeito de Russas, Sávio Gurgel, destacou a parceria com os governos estadual e federal para a realização da iniciativa. “Essa ação faz com que as nossas mulheres tenham a oportunidade de realizar exames ginecológicos, mamografias e outros procedimentos voltados ao cuidado e ao bem-estar. Uma gestão municipal sozinha não consegue oferecer todos os serviços que a população tanto deseja, mas, com parceria, é possível realizar muitos sonhos”, disse.
Além da unidade móvel que irá atender Russas e região, outra Carreta da Saúde será entregue neste sábado (18), em Juazeiro do Norte. O governador Elmano de Freitas, ao lado das demais autoridades, também participará do ato na terra do Padre Cícero. De acordo com o MS, o investimento destinado à ação durante o Outubro Rosa é de R$ 18,9 milhões, com 28 unidades móveis atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas cinco regiões do país.
Serviço rápido e eficaz
Há oito anos, Márcia Andréia atua como agente de saúde no bairro Sítio Cipó, na Zona Rural de Russas. Ela avalia que a Carreta da Saúde, que vai atender o município, é de suma importância por oferecer um serviço rápido e eficaz. “Cada vez mais temos um público jovem em busca dessas ofertas, porque são muitas comunidades para o mesmo profissional. Então, essa carreta será de grande importância, pois vai contribuir para reduzir a fila de espera”, destacou, acrescentando que cerca de 50% do público que atende é formado por mulheres.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Catumbela, no município, a articulação para os atendimentos na Carreta da Saúde já está em andamento. A médica Mirella Sombra, que atua na unidade, explica que os encaminhamentos estão sendo feitos após as consultas médicas. Ela relaciona a procura pelos atendimentos à educação em saúde promovida, especialmente no mês de outubro. “O cidadão procura a UBS, que vai direcioná-lo para a carreta. Esse encaminhamento é feito após a consulta médica. A educação em saúde realizada durante essas campanhas é um fator essencial para garantir às mulheres o conhecimento necessário para que procurem o serviço o quanto antes”, afirmou.
Saúde especializada para todas
Equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado estão preparadas para atender nas Carretas da Saúde da Mulher. Para prevenção e diagnóstico do câncer de mama, estão disponíveis mamografia e ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia/exérese de nódulo de mama e exame anatomopatológico.
Valéria de Oliveira, técnica de Enfermagem, atuará nos próximos 30 dias na região, acolhendo a população na Carreta da Saúde da Mulher. De acordo com ela, o serviço vai agilizar os atendimentos especializados de que a população necessita. “O programa, ao trazer esse equipamento com tecnologia de ponta, vai acelerar os atendimentos, reduzir a fila de espera e nós sabemos que, com o diagnóstico e tratamento precoces, os riscos são minimizados. Estamos aqui para acolher essa população, especialmente a que mais precisa”, afirmou.
Já nos procedimentos para rastreamento do câncer de colo do útero, as unidades contam com colposcopia, biópsias e exames anatomopatológicos, além de procedimentos terapêuticos, entre outros. Para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.
O consultório ginecológico das carretas do programa Agora Tem Especialistas conta com ambiente climatizado para a realização de atendimentos clínicos e diagnósticos; sala de espera externa, em tenda climatizada, com capacidade para pelo menos 60 pessoas sentadas, TV de 42 polegadas e bebedouro com fornecimento de água potável. As carretas dispõem ainda de sala de pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e sala de acolhimento e pré-exame.
Serviços estaduais de tratamento contra o câncer
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) registrou um incremento de 13% no número de exames de mamografia realizados no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. No contexto da prevenção diagnóstica do câncer de mama, o aumento representa um maior alcance no rastreamento e na detecção precoce de sinais da doença e de outras anomalias no tecido mamário, ampliando as chances de tratamento bem-sucedido e de cura.
Para alcançar esse resultado, o Governo do Ceará conta com algumas estratégias. Uma delas é o envio de mensagens via aplicativo WhatsApp, direcionadas às mulheres na faixa etária recomendada para o exame, cadastradas nos sistemas da Saúde do Estado. A ação busca incentivar a realização da mamografia, conforme recomenda o Ministério da Saúde.
Em toda a rede pública de saúde, os cearenses contam com mamógrafos instalados em hospitais e policlínicas para a realização dos exames. Além disso, a regionalização dos serviços públicos tem oportunizado o tratamento oncológico em unidades como o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte – o primeiro da rede pública estadual no interior – e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. O Centro de Atendimento ao Câncer de Crateús é o terceiro serviço de tratamento entregue à população do interior do Estado.