Luzes, câmera, diversão: equipamentos sociais realizam programação temática com clássicos do cinema infantil
20 de outubro de 2025 - 14:55 #cinema #Clássicos #SPS
Rafaela Leite - Ascom SPS - texto
Claudio Rocha e Mariana Parente - SPS - fotos
As atividades são voltadas para beneficiários do Complexos Mais Infância e Espaços Sociais. Um novo tema é escolhido todo mês
Os clássicos do cinema infantil vêm ocupando os equipamentos sociais da Secretaria da Proteção Social (SPS). Ao longo do mês de outubro, crianças, adolescentes e adultos participam de atividades temáticas que trabalham a criatividade, sonhos e lazer, a partir de obras que marcaram gerações.
A programação acontece nos Complexos Sociais Mais Infância e Espaços Sociais. Neste mês, cada unidade se baseia em um filme para promover atividades adaptadas às diferentes faixas etárias. No Complexo João XXIII, o longa-metragem Moana vem guiando a programação, com exibição do filme, oficinas, rodas de conversa e apresentações.
Ao som da trilha sonora da obra, a aluna de balé na unidade, Maria Clara (9), desenhou seu sonho de viajar pelo mar. Para ela, a Moana é uma inspiração. “Ela é bem aventureira, é muito corajosa, conseguiu derrotar vários animais que ela não conseguia derrotar e conseguiu”, afirma.
A oficina buscou trabalhar temas como identidade, coragem, pertencimento, meio ambiente e empoderamento feminino através de desenhos. Partindo da pergunta “Qual a sua missão?”, as crianças foram incentivadas a falar sobre sonhos e objetivos.
Ali do lado, Maria Eloá (9) contou da primeira vez que assistiu o filme. “Eu acho muito legal, porque dá pra entender que a gente pode ser livre, fazer o que a gente quiser”, reflete. No papel, ela traçou o objetivo de ser policial. “A atividade está sendo muito legal e dá para as crianças aprenderem mais e ver o futuro, porque você pode ser o que você quiser. Também dá pra gente rir, conversar”, completa.
Enquanto as aventuras de Moana inspiram o Complexo João XXIII, o encanto de Cinderela guia as semanas no Cristo Redentor, com oficinas e as exibições do Cine Pipoca, que estimula a imaginação e resgata lições como respeito, dedicação e coragem.
Entre as ações da unidade está a Oficina de Varinhas, realizada na última quarta-feira (15), e que reuniu bailarinas de 4 a 10 anos de idades, das turmas do Baby Class e do Infantil. Durante a aula, cada aluna produziu sua própria varinha, exercitando a coordenação motora e a interação.
Agatha Almeida (8), aluna do curso de balé e frequentadora assídua da brinquedopraça da unidade, participou animada. “A minha matéria preferida da escola e se tiver em qualquer outro curso sempre vai ser arte. Para mim, o que mais importa é divertir também, é claro, mas o que é mais legal é que a gente pode fazer tudo junto em dupla ou a gente pode estimular o cérebro fazendo atividades”.
Já a aluna de basquete e balé, Esther da Silva (8), se encantou com o tema. “Eu achei bem legal porque eu adoro o filme da Cinderela. Eu assisti ele semana passada aqui, participei, foi ótimo”. Para ela, a experiência de fazer sua própria varinha foi “bem especial”. “Acho bem importante pras crianças aprenderem a decorar, desenhar”, conclui.
As temáticas mudam a cada mês. Professora de balé no Complexo Mais Infância Cristo Redentor, Priscila Xavier destaca que trazer diferentes temas abre espaço para diálogos importantes de forma lúdica. “Em setembro, por exemplo, a gente teve uma temática muito boa que trouxe bastante a inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhar isso dentro do Complexo, criar espaço para eles entenderem, para desenvolverem até a sua própria percepção de consciência sobre as temáticas e para eles se divertirem. Porque é bom a gente ter esse momento voltado para eles de modo mais livre, mais saudável, mais acessível”, ressalta.
A programação especial é inserida nas diversas oficinas já realizadas diariamente nas unidades. Todas as atividades oferecidas são gratuitas. Há oficinas de arte e lazer, inclusão digital, robótica, atividades esportivas, rodas de conversa e cursos de qualificação profissional.
Serviço
Complexo Mais Infância Cristo Redentor
Endereço: rua Camélia, 450, Cristo Redentor, Fortaleza
Telefone: (85) 98439-3461
Complexo Mais Infância João XXIII
Endereço: rua Araguaiana, 77, João XXIII, Fortaleza
Telefone: (85) 98439-0649
Complexo Mais Infância Curió
Endereço: rua Dom Helder Câmara com Rua Paulo Freire, Curió, Fortaleza
Telefone: (85) 98523-2518
Complexo Mais Infância de Barbalha
Endereço: av. Antônio Correia Saraiva, s/n, Santo Antônio, Barbalha (antigo prédio do CSU)
Telefone: (85) 98788-1211
Espaço Social Quintino Cunha
Endereço: rua São Lucas, 271, Quintino Cunha
Telefone: (85) 98523-1660
Espaço Social Dias Macedo
Endereço: rua Boaventura, 767, Dias Macedo
Telefone: (85) 98977-0370
Espaço Social Barra do Ceará
Endereço: rua Moacir, 45, Barra do Ceará, Fortaleza