Ceará participa da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

21 de outubro de 2025 - 09:17 # # # #

Ascom Sediv - texto e foto

De 21 a 24 de outubro de 2025, o Ceará estará presente na 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF. O evento marca um importante momento de debate e construção coletiva em torno da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, reforçando o compromisso com a ampliação da participação social e o fortalecimento da cidadania.

A delegação cearense é composta por 49 representantes eleitos, sendo 25 da sociedade civil e 24 do poder público, resultado de um processo democrático e participativo que envolveu 17 municípios do estado. A mobilização contou ainda com a realização de uma conferência livre pioneira, reunindo movimentos sociais, coletivos, instituições e gestores(as) comprometidos com os direitos e a inclusão da população LGBTQIA+.

A etapa estadual — a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ — foi promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade (Sediv), e ocorreu entre os dias 4 e 6 de agosto de 2025, no Sesc Iparana Ecoresort, em Caucaia. O encontro consolidou propostas e diretrizes que agora serão apresentadas na conferência nacional, fortalecendo o protagonismo cearense no debate sobre políticas públicas inclusivas.

Para a secretária da Diversidade e delegada na conferência, Mitchelle Meira, o momento é de reafirmação dos avanços e da escuta ativa das vozes LGBTQIA+ em todo o território cearense.
“Depois de 11 anos, voltamos a reunir o Brasil em torno de um propósito comum, construir e consolidar uma Política Nacional LGBTQIA+ que seja resultado do diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Esta conferência é um marco da democracia participativa e reafirma o compromisso do Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará com a promoção da igualdade, o enfrentamento à LGBTfobia e a garantia de direitos para todas as pessoas LGBTQIA+”, destacou a secretária.

A 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ representa um marco no fortalecimento da democracia participativa e na consolidação das políticas públicas que asseguram visibilidade, proteção e bem-viver à comunidade LGBTQIA+ em todo o país.