Educação cearense mobiliza-se para aplicação do Saeb e Spaece em todo o estado
21 de outubro de 2025 - 14:34 #Saeb #SEDUC #spaece
Ascom Seduc - texto e foto
A rede pública estadual do Ceará está em plena mobilização para as avaliações externas que acontecem neste mês. Entre os dias 20 e 31 de outubro, aplica-se a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), instrumento nacional que envolve redes municipais e estaduais, a alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Os resultados servirão para gerar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Já o exame do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) será realizado nos dias 22 e 23 deste mês, sendo a primeira data reservada aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, e o dia seguinte para os estudantes da 2ª série.
Nestas avaliações externas, são medidas competências e habilidades em componentes curriculares essenciais, além de haverem questionários que identificam fatores contextuais relacionados ao aprendizado. A aplicação do Saeb é amostral para o 2º ano do Fundamental, assim como para o 5º e 9º anos, nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No entanto, é censitária para o 5º e 9° ano, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, assim como para a 3ª série do Ensino Médio. O Spaece, por sua vez, ocorre de forma censitária em todas as séries avaliadas, o que permite um panorama completo do cenário da aprendizagem no estado.
Para garantir a operacionalização das provas, houve forte mobilização de estudantes, gestores escolares e professores, além de técnicos educacionais em todas as regiões do estado. Cada unidade de ensino desempenha papel fundamental para assegurar que o processo ocorra com excelência e lisura.
Os resultados permitem à Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e às redes municipais identificarem onde estão os pontos de atenção e os avanços da aprendizagem. A partir dessas informações, podem-se formular ou ajustar políticas públicas educacionais, planejamentos pedagógicos e intervenções direcionadas. Desta forma, as provas são ferramentas para aprimorar a qualidade da educação em todo o Ceará, como explica a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes.
“Todas essas avaliações e questionários servirão para pensarmos ações cada vez melhores direcionadas aos estudantes cearenses. Faço um agradecimento especial às nossas Regionais, que conduziram o processo de acompanhamento com muita criatividade, assim como aos professores e gestores nas escolas, pelo compromisso e dedicação com que realizaram as atividades em cada sala de aula. Todo o trabalho desenvolvido com foco na aprendizagem e na equidade só é possível graças ao compromisso diário de nossos educadores”, enfatiza.