ESP/CE promove encontro sobre inovação para residentes multiprofissionais
21 de outubro de 2025 - 09:33 #Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) #esp ce #Incore #Inovação em Saúde
Juliana Marques - Ascom ESP/CE - Texto
Raiane Ferreira - ESP/CE - Foto e vídeo
Palestras, mesas-redondas e apresentações de startups fizeram parte da programação
Com o objetivo de ampliar conhecimentos e fomentar o empreendedorismo no campo da Inovação em Saúde, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) promoveu, na última sexta-feira (17), um dia de imersão aos cerca de 500 discentes da turma 12 da Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
O momento estruturou-se como o 2º Encontro Estadual de Inovação em Saúde (Incore), trazendo à programação palestras, mesas-redondas e apresentações de startups. As atividades ocorreram na sede da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), em Fortaleza.
Segundo o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde da ESP/CE, Sales Ávila, a integração do Incore ao percurso formativo da Resmulti buscou estimular a criação de soluções inovadoras por parte dos residentes. Assista ao depoimento do gestor:
A expectativa é de que, a partir do Incore, os alunos possam desenvolver e expor soluções inovadoras já na próxima edição da Feira do Conhecimento, em novembro.
Para o cirurgião-dentista e residente do Programa de Saúde da Família e Comunidade, Philippe Maia, participar do evento foi uma experiência ímpar.
“O Incore me fez perceber o quanto a Inovação em Saúde vai além da tecnologia e está, também, nas ideias, nas atitudes e, principalmente, na forma como nós, profissionais residentes, cuidamos das pessoas. Estar em um espaço como esse, de troca e aprendizado, é inspirador, pois traz novas possibilidades para repensar o cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS)”, refletiu.
“Tenho enxergado a importância de olhar para a saúde bucal de forma integrada, entendendo que o nosso papel ultrapassa o atendimento clínico. A inovação, nesse contexto, é sobre criar estratégias que aproximem o cuidado das realidades das pessoas, tornando-o mais humano, resolutivo e acessível”, complementou.
O nutricionista e residente em Cancerologia, Manuel Coimbra, por sua vez, contou que a saúde e a tecnologia sempre andaram juntas. Ouça:
Parceria
O Incore 2025, assim como na edição de estreia, teve o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).