Mais de 130 aves silvestres e quatro tatus são resgatados em operação conjunta contra crimes ambientais em Crateús

21 de outubro de 2025 - 16:23 # # # # # # #

Ascom PMCE - Texto

Uma ação integrada da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), resultou na apreensão de armas de fogo utilizadas em práticas de caça ilegal e no resgate de animais silvestres mantidos irregularmente em cativeiro. A operação teve início no dia 16 e foi concluída na noite dessa segunda-feira (20), na localidade de Serra das Almas, zona rural de Crateús – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

A iniciativa teve como objetivo coibir e prevenir crimes ambientais na região da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) situada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).

Durante as buscas, as equipes localizaram, em área de mata, três espingardas e nove munições que seriam utilizadas em atividades de caça ilegal. Em uma residência, foram encontrados 135 aves silvestres, dois tatus vivos e dois abatidos.

Os responsáveis foram autuados com a lavratura de autos de infração ambiental pelos agentes do Ibama. Os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), enquanto as armas de fogo foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil de Crateús para os procedimentos cabíveis.

A ação conjunta reforça o compromisso das instituições envolvidas com a proteção da fauna e da flora, além de coibir práticas criminosas contra o meio ambiente.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico.