Novos 110 técnicos da Ematerce são empossados para fortalecer agricultura no Ceará

21 de outubro de 2025 - 13:12 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - texto
Helene Santos e Carlos Gibaja - Casa Civil - fotos

Os novos agentes rurais serão distribuídos em todas as regiões do estado, ampliando o alcance e a qualidade da assistência técnica no campo

O atendimento aos agricultores cearenses ganha o reforço de novos 110 técnicos para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Nesta terça-feira (21), o Governo do Ceará realizou a posse dos agentes no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A cerimônia foi conduzida pelo governador Elmano de Freitas, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz; do presidente da Ematerce, Inácio Mariano; do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará, Raimundo Martins; entre outras autoridades.

O ato representa a continuidade do fortalecimento da Ematerce, que conta atualmente com 554 empregados públicos. Para o governador Elmano de Freitas, a convocação também marca um novo momento para transformar a realidade dos produtores rurais. “Estamos ampliando a assistência técnica, por meio de uma empresa pública, que oferece um serviço gratuito aos nossos agricultores. O grande desafio do campo no Ceará é fazermos o nosso povo mais pobre ter acesso à terra, ao crédito e à assistência técnica, para que, com sua produção, melhore de vida, venda para o mercado local, regional e, no futuro, também exporte a produção”, projeta.

Os novos técnicos têm vínculo celetista e serão distribuídos em todas as regiões do estado, ampliando o alcance e a qualidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestados aos agricultores e agricultoras familiares cearenses.

Os agentes integram diferentes áreas de formação e especialidades, entre elas: Engenharia Agronômica; Medicina Veterinária; Tecnólogos em Irrigação; Zootecnistas; Técnicos em Agropecuária; Técnicos em Agroecologia; Técnicos em Agroindústria; Técnicos em Aquicultura; Técnicos em Fruticultura, entre outros.

Um deles é Wallison Vitorino da Silva, de 24 anos, morador da Serra Gravatá, em Jardim, na Região do Cariri. Filho de agricultores, Wallison aprendeu com os pais o cuidado com a terra e, anos depois, aperfeiçoou o conhecimento no curso Técnico em Agropecuária na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dr. Napoleão Neves da Luz.

“Eu sempre gostei da agricultura, mexer com animal, essas coisas. Quando terminei o Ensino Fundamental, tive essa oportunidade de cursar o técnico, onde eu vi essa seleção, e passei. Tomar posse é um momento de emoção e satisfação”, afirma Wallison, que vai assumir o cargo de técnico em Agropecuária.

Quem também traz na bagagem muito conhecimento e disposição é Alcione de Lima, 46, que é formada em Agronomia, Publicidade e Propaganda e História. Alcione, que atualmente reside em Pato Branco, no Paraná, onde também era servidora municipal, fala sobre a escolha do Ceará.

“Minha mãe é do Ceará e meu pai é do Pará. Morávamos em um sítio, produzindo o que comíamos. A minha formação no Instituto Federal do Pará, em Castanhal, foi voltada para agricultura familiar. Estou aqui para somar, para ser um gás novo, e renovar essa demanda da Ematerce perante a agricultura familiar”, enfatiza a nova técnica em Agropecuária da Ematerce.

A conquista também emociona Pedro Emídio, 36, que é médico veterinário e doutorando na Universidade Estadual do Ceará (Uece). “É um sonho a gente ingressar no serviço público, poder levar as tecnologias que a gente aprendeu desde o início da graduação, contribuindo com o Estado, com o produtor rural. Isso é gerar renda e qualidade de vida para o nosso povo”, acredita Emídio.

Essa diversidade de perfis profissionais permitirá à empresa ampliar sua capacidade de atuação tanto nas atividades-fim — ligadas diretamente ao trabalho de campo e ao acompanhamento técnico de produtores — quanto nas áreas de atendimento digital e inovação tecnológica, essenciais para modernizar a Ater pública no Ceará.

Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz defende que o fortalecimento da Ematerce representa mais apoio para homens e mulheres do campo, com incremento de tecnologias, pesquisa e extensão. “Esses técnicos estarão no dia a dia operando as políticas públicas, fazendo com que o trabalhador tenha mais qualificação e conhecimento, porque é impossível pensar em desenvolvimento rural sem conhecimento, pesquisa, e extensão rural e agropecuária”, pontua o secretário.

Fortalecimento

Nos últimos três anos, a Ematerce passa por um processo consistente de fortalecimento institucional, com investimentos em tecnologia, capacitação técnica, renovação dos quadros e ampliação de parcerias estratégicas.

Nesse sentido, foram investidos R$ 4,2 milhões em reformas e modernização da infraestrutura, possibilitando a melhoria dos escritórios locais e regionais.

“Nós somos a única entidade pública de assistência técnica em extensão rural do Brasil a renovar seus quadros em pouco mais de dois anos e meio”, reforçou o presidente da Ematerce, Inácio Mariano.

Na última convocação, em 2022, foram chamados 516 técnicos efetivos, o que representa a maior renovação de pessoal da história recente da empresa e da Ater Pública do país, refletindo o compromisso do Governo do Estado em valorizar e fortalecer a assistência técnica e extensão rural no Ceará.