Programação especial da Pinacoteca do Ceará tem seminário e lançamento de livro

21 de outubro de 2025 - 15:42 # # # #

Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto
Divulgação - Foto

No fim de semana, o museu realiza o seminário “Vidas singulares, memórias coletivas” e recebe o lançamento do novo livro do curador Moacir dos Anjos

Na semana de 22 a 26 de outubro, a Pinacoteca do Ceará oferece uma programação especial. No fim de semana, o destaque é o seminário “Vidas singulares, memórias coletivas”, que aprofunda temas centrais da exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, e o lançamento do livro “Ataque à indiferença: ensaios sobre arte e política”, de Moacir dos Anjos. Ao longo de todo o período, o museu realiza também visitas mediadas e temáticas, yoga, “Pouso do Trabalhador” e “Ateliê Criança Cria”. O museu integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Seminário

Entre os dias 24 e 25 de outubro, sexta-feira e sábado, o seminário “Vidas singulares, memórias coletivas” retoma e aprofunda os debates abertos pela mostra “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. O programa conta com a participação de curadores da mostra e especialistas em três mesas para discutir temas como a constituição de museus públicos, memória territorial, arte popular e curadoria compartilhada.

A primeira mesa “Antologia de existências”, na sexta-feira (24), das 17h30 às 19h30, no Pátio da Pinacoteca, desenvolve o conceito de “vizinhança” em relação ao impacto dos equipamentos culturais nas comunidades e apresenta estudos de caso como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Centro Cultural Bom Jardim. Participam Lisette Lagnado, Levi Nunes e Marcelo Campos, com mediação de Yuri Firmeza.

No sábado (25), das 15h às 17h, a segunda mesa “Rastros e lastros” será realizada no auditório do museu, abordando questões sobre a formação do cânone artístico e os desafios de proveniência e autoria na “arte do povo”. Participam José Eduardo Ferreira Santos, Jancileide Souza dos Santos e Lisette Lagnado, com mediação de Aline Albuquerque.

Encerrando o evento, a terceira mesa “Memórias orais e populares em museus”, também no sábado, das 17h30 às 19h30, foca na curadoria compartilhada como ferramenta de escuta territorial. Será discutida a importância de ações educativas e do resgate de testemunhos orais. Participam Sérgio Rocha, Rodrigo Tremembé e Moacir dos Anjos, com mediação de Mariza Monteiro.

Todas as mesas contam com acessibilidade em Libras e capacidade para 100 participantes, inscrições por ordem de chegada.

Mais detalhes sobre o seminário AQUI

Lançamento de livro

Ainda no sábado (25), o hall da Pinacoteca será palco do lançamento do livro “Ataque à indiferença: ensaios sobre arte e política” (Cobogó), com a presença do autor Moacir dos Anjos. O evento inicia às 14h, com um bate-papo sobre a obra mediado pelo diretor do museu, Rian Fontenele. Após a conversa, o autor fará sessão de autógrafos.

A coleção de ensaios investiga “práticas artísticas que são, também, práticas políticas” a partir de artistas que compartilham a recusa às normas e aos acordos que sustentam as desigualdades e injustiças do mundo contemporâneo. Entre os trabalhos aos quais o livro se dedica, estão a obra dos artistas Aline Motta, Alfredo Jaar, Artur Barrio, Carlos Vergara, Clarissa Tossin, Doris Salcedo, Hélio Oiticica, Jean-Luc Godard, Jimmie Durham, José Antonio Vega Macotela, Lygia Pape, Miguel Rio Branco, Nan Goldin e Teresa Margolles.

A entrada no evento é gratuita e o livro será vendido no local.

Mais detalhes sobre o lançamento AQUI

Mais da semana

Na quarta-feira (22), a Pinacoteca oferece duas atividades para relaxamento e encontro com o corpo. A partir das 12h30 o programa Pouso do Trabalhador “Corpo que respira, alma que dança”, com Liza Maria, convida a um momento de pausa com músicas fluidas e movimentos dançados no hall do museu. São 15 vagas com inscrições por ordem de chegada. No período da tarde, às 17h, Gracy Furtado conduz a prática meditativa Sahaja Yoga no programa “Yoga ao Pôr do Sol” no Pátio. São 30 vagas com inscrições a partir de uma hora antes da recepção.

Na quinta-feira (23), a partir das 16h, é realizada a visita temática “Presenças em encontro”, com Gi Monteiro, na exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”. O percurso explora como o corpo do espectador se relaciona com a obra. A visita é acessível em Libras e conta com 20 vagas. Inscrições a partir de uma hora antes na recepção. Na sexta-feira (24) e no sábado (25), o público pode participar de uma visita mediada às exposições em cartaz, conduzida pelos arte-educadores da Pinacoteca do Ceará. Começando às 15h, com 20 vagas e acessível em Libras, as inscrições ficam disponíveis na recepção a partir de uma hora antes.

Domingo (26) é dia de Ateliê Criança Cria. A atividade “Colagem Magica”, com Liza Maria, é realizada em duas sessões, às 10h e às 15h. Crianças a partir de 3 anos são convidadas a soltar a imaginação e criar desenhos e colagens com canetinhas, lápis de cor, miçangas e tampinhas de garrafas pet em papel paraná. A vivência é inspirada em obras expostas na mostra “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. São 15 vagas por sessão, com inscrições por ordem de chegada. As crianças devem estar acompanhadas por pelo menos um responsável.

Em cartaz

A Pinacoteca do Ceará apresenta, atualmente, quatro grandes exposições: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, em cartaz até 26 de abril de 2026; “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, prorrogada até 25 de janeiro de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, em cartaz até 17 de novembro deste ano; e “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira. O público pode conferir, ainda, a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro.

A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.

Sobrea a Pinacoteca

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.

Serviço

Visita espontânea com grupo do Consórcio Nordeste e mediação de Beatriz Gurgel. Fortaleza – Ceará. 19/09/2025. Foto: Marília Camelo.

Programação da Pinacoteca do Ceará de 22 a 26 de outubro

22/10/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador “Corpo que respira, alma que dança”
Com Liza Maria
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Número de vagas: 15
Inscrições por ordem de chegada

22/10/2025 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Sahaja Yoga)
Com Gracy Furtado
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Número de vagas: 30
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

23/10/2025 | quinta-feira | 16h às 17h
Visita temática “Presenças em encontro”
Com Gi Monteiro
Local: Exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
Número de vagas: 20
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

24/10/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
Número de vagas: 20
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

25/02/2025 | sábado | 14h
Lançamento do livro “Ataque à indiferença: ensaios sobre arte e política” + bate-papo com o autor
Com Moacir dos Anjos e Rian Fontenele
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada

Seminário “Vidas singulares, memórias coletivas”
24/10/2025 | Sexta-feira | 17h30 às 19h30
Mesa 1 – Antologia de existências
Com Lisette Lagnado, Levi Nunes e Marcelo Campos
Mediação: Yuri Firmeza
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Classificação Indicativa: Livre
Inscrição por ordem de chegada

25/10/2025 | sábado | 15h às 17h
Mesa 2 – Rastros e lastros
Com José Eduardo Ferreira Santos, Jancileide Souza dos Santos e Lisette Lagnado
Mediação: Aline Albuquerque
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Inscrição por ordem de chegada

25/10/2025 | sábado | 17h30 às 19h30
Mesa 3 – Memórias orais e populares em museus
Com Sérgio Rocha, Rodrigo Tremembé e Moacir dos Anjos
Mediação: Mariza Monteiro
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Inscrição por ordem de chegada

25/10/2025 | sábado | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
Número de vagas: 20
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

26/10/2025 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Colagem Mágica”
Com Liza Maria
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 3 anos
Número de vagas: 15
Inscrições por ordem de chegada

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.