Sesa empossa membros do Fórum Intersetorial de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador do Ceará

23 de outubro de 2025 - 14:33 # # # #

Evelyn Ferreira - Ascom Sesa - Texto e Fotos

Objetivo é realizar ações de promoção, prevenção e proteção de saúde aos trabalhadores

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nesta quarta-feira (22), a posse dos membros titulares e suplentes do Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no auditório Waldir Arcoverde. Com o objetivo de realizar ações de promoção, prevenção e proteção de saúde aos trabalhadores, o grupo é composto por pessoas de 26 entidades do setor público e sociedade civil, incluindo secretarias executivas da Saúde e secretarias de Estado, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), universidades públicas, representação da classe trabalhadora, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e Ministério Público do Trabalho.

De acordo com Mara Tavares, diretora-geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Manuel Jacaré (Cerest), o fórum é “uma possibilidade de avançar na implantação e implementação da Política Estadual de Saúde das Trabalhadoras e Trabalhadores do Ceará e traz a possibilidade de promover diálogo e fortalecimento das ações interinstitucionais”.

Ela pontua ainda que a proposta é que a saúde do trabalhador seja uma agenda permanente e que “tenha dentro do seu escopo de atuação, ações estratégicas para mitigar as doenças e os acidentes relacionados ao trabalho”.

As ações que serão construídas a partir da implantação do fórum vão considerar “as diversas realidades dos territórios, trabalhadores com vínculos precários, expostos a diversos riscos que afetam a sua saúde física, mental, emocional”, finaliza Mara.

Evento ocorreu na sede da Sesa

Antonio Silva Lima Neto (Tanta), titular da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), ressalta a relevância da promoção da saúde dos trabalhadores. “Eu acho que esse é um momento muito relevante, sobretudo para todos nós que entendemos a relação íntima que existe entre trabalho e saúde. Um fórum que, primeiro, traz esse tema e, sobretudo, inclui outros setores, tem a possibilidade de ter maior êxito, principalmente no campo da prevenção e da regulação, em fortalecer aqueles que, em alguma medida, têm riscos envolvidos com o seu dia a dia de trabalho”, destaca.

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi), Carla Barroso, foi uma das que tomou posse como membro do fórum. Em seu discurso, destacou a importância de assumir o desafio. “É nossa missão ter esse olhar para a saúde do trabalhador dentro de uma política instituída. Como secretária de planejamento, estarei à disposição para contribuir no que for preciso para engrandecer esse trabalho”, afirma.