Governo do Ceará apresenta avanços do Programa de Prevenção à Violência durante missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
24 de outubro de 2025 - 14:16 #apresentação #avanços #BID #PReVIO
Ascom PReVio - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Foto

O Governo do Ceará recebeu, em Fortaleza, a Missão de Supervisão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que acompanha a execução do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). O encontro destacou o fortalecimento da governança do programa, a execução financeira eficiente e os avanços em projetos voltados à prevenção da violência juvenil, de gênero e comunitária.
Durante a missão, o BID reconheceu os avanços alcançados desde a última supervisão, destacando o fortalecimento da equipe técnica e o desempenho do Sistema PReVio, ferramenta desenvolvida internamente pela Casa Civil para monitorar e gerir as ações do programa. Segundo Tathiana Braga, coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), “os resultados foram extremamente positivos”. “O Banco reconheceu os avanços significativos desde a última visita, especialmente a consolidação da nossa equipe de gestão e o cumprimento da maioria das contratações críticas, com cerca de 67% dos recursos já comprometidos, o que representa mais de 43 milhões de dólares. O Sistema PReVio, por sua vez, foi considerado uma ferramenta moderna e eficiente, e deve ser apresentado como referência nacional no Dia das Operações do BID, em Brasília, no próximo ano”.
O Coordenador Executivo de Prevenção à Violência, Avilton Júnior, ressaltou o caráter estratégico da missão. “Nesses três dias de Missão de monitoramento do BID, tivemos a oportunidade de apresentar os principais avanços na implementação do PReVio, com destaque para os projetos voltados à prevenção da violência juvenil, de gênero e comunitária. Foi um importante momento para mostrar resultados e pactuar os próximos passos. O reconhecimento do BID à qualidade do trabalho da Casa Civil, por meio da Coordenadoria de Prevenção à Violência (Coprev) e da UGP, reforça o compromisso do Ceará com a gestão pública eficiente e a inovação. O fato de o Banco considerar o Sistema de Gestão do PReVio uma ferramenta apta a ser replicada em outras unidades da federação é motivo de grande orgulho”.
A equipe do BID presente na missão foi composta por Fernando Gabriel Cafferata, chefe de equipe do Programa e Especialista Sênior em Capacidade Institucional do Setor Público, Gustavo Smiderle Romeiro Ferreira analista de operações, Giselle Luzia Dziura Consultora em Infraestrutura Social, Patrícia Alvarez, consultora em planejamento, Gabriela Maria Barrientos Hernandez, especialista fiduciária em aquisições, e Lourdes Felicidad Sánchez Alvarez, especialista fiduciária Sênior em Gestão Financeira.
O encontro reafirma a credibilidade e o protagonismo do Ceará na agenda de prevenção à violência na América Latina, consolidando o PReVio como um dos programas mais robustos e inovadores do país no enfrentamento das causas estruturais da violência.
O PReVio é uma iniciativa do Governo do Ceará que integra políticas públicas para reduzir e prevenir violências, atuando em três grandes eixos: prevenção da violência juvenil e doméstica, modernização da segurança pública e reestruturação do sistema socioeducativo. Financiado pelo BID, com investimento total de R$ 325 milhões, o programa abrange 10 municípios: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Sobral, Itapipoca, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, e já desenvolve mais de 30 projetos, beneficiando jovens, mulheres e comunidades em situação de vulnerabilidade.