Oficina sobre captação de recursos não onerosos é destaque no Centro-Sul

24 de outubro de 2025 - 09:29 # # # # #

Raquel Mourão - Ascom Seplag - Texto
Dennis Moraes - Seplag - Fotos

Conhecimento e cooperação marcaram a passagem da Caravana Ceará Um Só pela Região Centro-Sul nesta quarta-feira (23), realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Iguatu. A programação do evento incluiu a oficina “Captação de Recursos Não Onerosos”, que reuniu gestores e técnicos municipais interessados em ampliar as oportunidades de financiamento e desenvolvimento de projetos sem a necessidade de contrair dívidas.

A iniciativa fez parte da programação promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), dentro do programa de governança interfederativa Ceará Um Só.

Conduzida pela coordenadora de Captação de Recursos e Alianças com Público e Privado (Cocap) da Seplag-CE, Ticiana Gentil, a oficina teve como objetivo apresentar possibilidades de obter recursos que não geram dívidas no futuro e que podem ser celebradas por meio de instrumentos de receita, como convênios e contratos de repasse.

Durante a atividade, a palestrante expôs o funcionamento do portal Capta Ceará, uma plataforma desenvolvida pela Seplag-CE que reúne normativos, materiais didáticos, fluxos de processos, painéis de monitoramento e orientações sobre capacitação e submissão de propostas para a celebração de convênios da União com entes federativos. “Compreender o funcionamento dessas fontes é essencial para que os municípios possam ampliar sua capacidade de investimento e execução de políticas públicas”, disse.

A titular da Cocap também mostrou aos participantes como navegar pelos painéis de Business Intelligence, que permitem acompanhar oportunidades de captação, prazos de cumprimento de cláusulas suspensivas, prestação de contas e saldos em conta, além de gerar estatísticas úteis para a gestão pública.

A vice-prefeita de Baixio, Anália das Dores Fernandes, definiu a caravana como uma oportunidade de troca de conhecimentos. Ela participou da oficina de Captação de Recursos Não Onerosos e saiu motivada a colocar em prática o que aprendeu. “A caravana está levando mais conhecimento para a nossa equipe, para que a gente desenvolva o nosso município. Eu não conhecia a plataforma Capta Ceará. Foi muito importante a explanação da palestrante. Irei levar esses aprendizados para Baixio”, disse.

Sobre a Caravana Ceará Um Só

Desde maio, a Caravana já percorreu 110 municípios, mobilizando mais de 2.500 gestores e técnicos públicos. Até novembro, todas as 14 regiões de planejamento do Estado terão recebido o evento, que conta com o apoio de instituições parceiras como Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE), Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), programa Ceará Sem Fome, Conselho Estadual de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), IFCE e universidades estaduais.