Saúde do Ceará apresenta na Assembleia Legislativa relatório do quadrimestre de gestão

24 de outubro de 2025 - 14:59 # # # # #

Marcela Belchior - Ascom Sesa - Texto
Dário Gabriel - Alece - Fotos

Secretária da Saúde Tânia Mara Coelho apresenta Relatório em audiência pública na Alece

A titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, apresentou o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), nessa quinta-feira (23), em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O instrumento é utilizado para prestar contas com a população e assegurar a transparência das ações da Pasta. A exposição da gestora correspondeu aos indicadores do primeiro quadrimestre de 2025.

Entre as ações apresentadas, a secretária destacou que o Ceará foi um dos primeiros estados do País a receber recursos do Programa Mais Acesso a Especialistas, do Governo Federal. Nesse período, o Estado também registrou recorde de transplantes de órgãos e alcançou sua maior marca em 26 anos.

A gestora enfatizou também a abertura do Hospital Universitário do Ceará. Inaugurado em 2025, ele se destaca como um dos maiores hospitais públicos do Brasil. Além disso, indicou que o Hospital Geral de Fortaleza passou a contar com 25 novos leitos para reforçar o atendimento de emergência à população.

Entre os projetos estratégicos da Saúde do Ceará, a secretária mencionou o De Braços Abertos, que fortalece a Atenção Primária em Saúde (APS), e o Programa de Redução da Fila de Cirurgias Eletivas, que tem possibilitado um avanço na realização desses procedimentos.

Além disso, a titular da Sesa salientou o serviço de Telessaúde do Estado, que atualmente conta com 22 especialidades para atender pacientes nos 184 municípios cearenses e registra um percentual de 80,6% de resolutividade. Segundo Tânia Coelho, o resultado no número efetivo de consultas agendadas por telemedicina implica na quantidade de pacientes que não precisam se deslocar a outro município ou localidade.

Gestora destaca ações e projetos estratégicos da Saúde do Ceará em 2025

Na área de Atenção Especializada de Alta Complexidade, a secretária da Saúde enfatizou os investimentos no tratamento oncológico no Estado, como os 16,3 mil atendimentos e os 1,9 mil procedimentos cirúrgicos oncológicos realizados no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ).

“O tratamento de câncer é algo, realmente, muito sensível. A pessoa que está com câncer tem que se deslocar para fazer fisioterapia — três, quatro vezes. É muito desgastante, tem efeito colateral”, comentou. “Desde que assumiu, o governador Elmano de Freitas sempre teve uma grande determinação e sensibilidade muito grande com a Saúde”, destacou a secretária.

O Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução do Plano Estadual da Saúde 2024 – 2027. A apresentação do documento cumpre a Portaria de Consolidação nº 1/2017, do Ministério da Saúde, que consolida os direitos e deveres dos usuários da saúde, a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).