Dia do Dentista: saúde bucal é porta de entrada para o bem-estar integral

25 de outubro de 2025 - 21:07 # # #

Jessika Sampaio - Ascom Sesa - Texto
Fátima Holanda - Fotos e video

Cearense tem rede pública de tratamento bucal composta de 25 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) distribuídos em todas as Regiões de Saúde do Estado

No dia 25 de outubro é celebrado o Dia do Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal, datas que relembram a importância do cuidado com a boca como parte essencial da saúde integral. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) destaca o trabalho de dentistas e equipes multiprofissionais que, em todo o estado, atuam em serviços especializados e hospitalares, garantindo o acesso gratuito a tratamentos que vão do atendimento básico à reabilitação protética e diagnóstico precoce do câncer de boca.

Os atendimentos desses profissionais são realizados pela Sesa por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), das unidades hospitalares da rede estadual e dos laboratórios de prótese dentária, que integram uma rede articulada de atenção à saúde bucal. Por trás dessa estrutura há mais do que equipamentos e fluxos de atendimento, há também uma política pública consolidada que garante o direito ao sorriso e o cuidado integral com a saúde.

25 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estão distribuídos em todas as Regiões de Saúde do Ceará

Nalber Sigian, orientador da Célula de Atenção à Saúde Bucal da Sesa (Cebuc), explica que a Política Nacional de Saúde Bucal — Brasil Sorridente é a ferramenta que redefiniu o papel da odontologia dentro do SUS, integrando-a a todas as etapas da atenção em saúde.“Não há saúde integral sem saúde bucal. Essa política transformou o cuidado odontológico em uma diretriz de Estado, garantindo planejamento, financiamento e integração das ações em todos os níveis de atenção: da básica à hospitalar”, completa.

Veja o depoimento de Nalber Sigian:

 

Na Rede Sesa, essa diretriz ganha forma em uma rede com 25 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), distribuídos em todas as Regiões de Saúde. Esses equipamentos aproximam o atendimento da população e dispõem de serviços que vão do tratamento de canal e prótese dentária ao diagnóstico precoce do câncer de boca.

O atendimento prestado nos CEOs muda vidas diariamente. Seja nos consultórios ou nas unidades especializadas, esses profissionais são agentes de escuta, acolhimento e recomeço, afinal, devolvem sorrisos, autoestima e qualidade de vida. Jamille Maia, diretora do CEO Regional de Maracanaú, relembra que a decisão pela odontologia foi movida por um desejo antigo de cuidar das pessoas.

“A minha escolha pela profissão vem desde criança. Sempre me encantava ao ver o lado humano e acolhedor da minha dentista. Sonhava em poder devolver o sorriso das pessoas e aliviar suas dores. Foi um caminho de muito estudo e dedicação, mas hoje, quando vejo um paciente sorrindo de novo, percebo que nada paga essa sensação”, conta.

É esse mesmo sentimento que impulsiona equipes em todas as regiões do Ceará. Cada procedimento, do mais simples ao mais complexo, representa a chance de recuperar funções básicas, como mastigar e falar, mas também de restabelecer a autoconfiança e o convívio social.

CEOs dispõem de serviços que vão do tratamento de canal e prótese dentária ao diagnóstico precoce do câncer de boca

A estudante Ester Eusébio de Oliveira, de 12 anos, é uma das pessoas que vivenciam essa mudança de perto. Ela está há mais de um ano fazendo tratamento ortodôntico no CEO de Maracanaú. “Eu gosto muito de ir ao CEO. É tudo limpo, climatizado e o atendimento é ótimo, além do que eu sou muito bem cuidada aqui”, diz a paciente, que iniciou o tratamento após encaminhamento da unidade básica de saúde do seu município.

Ester e a mãe, Daniela Eusébio: “ela quase não sorria. Agora está muito bem, com um sorriso maravilhoso”

Casos como o de Ester são um exemplo de que a odontologia é essa uma ponte entre o cuidado clínico e o cuidado humano. O dentista Antônio Rafael Oliveira e Silva, especialista em pacientes com deficiências no CEO Maracanaú, comenta que compreender essa dimensão humana é essencial. “Muitas pessoas ainda não associam a saúde bucal ao bem-estar. Mas a boca é a porta de entrada do organismo: infecções e inflamações não tratadas podem afetar o coração, os rins e até interferir no controle de doenças crônicas. Cuidar dos dentes é cuidar da saúde como um todo”, reforça o profissional.

Exames também estão disponíveis nos equipamentos

Outra paciente atendida em um dos equipamentos da Rede Sesa, Fátima Gomes, agente administrativa de saúde, relata que teve o sorriso e a autoestima restaurados após iniciar o tratamento no CEO Centro. Ela conta que, antes, evitava sorrir por vergonha dos dentes, mas que o cuidado recebido transformou essa relação.“Fiz uma reconstrução dos meus dentes e fiquei muito feliz. Eu tinha vergonha de sorrir, colocava a mão na boca, mas hoje voltei a sorrir com confiança. Os profissionais foram atenciosos, cuidadosos e me acolheram com muito carinho”, relata.

Grata pela experiência, Fátima também deixou uma mensagem de reconhecimento aos profissionais.“Quero agradecer pelo acolhimento e pela dedicação de todos. Vocês devolvem muito mais do que um belo sorriso, promovem bem-estar e ajudam na recuperação da autoestima das pessoas”, diz emocionada.