198 novos servidores tomam posse para reforçar a saúde do Estado

28 de outubro de 2025 - 20:02 # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Júnior - Casa Civil - Fotos

Até 2026 mais de 1.600 profissionais ainda devem ser chamados

“Hoje posso retribuir tudo o que o SUS fez por mim e pela minha mãe, que tratou o coração em um hospital estadual.” Foi com esse sentimento que a técnica de enfermagem Raylane Menezes tomou posse para atuar no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na tarde desta terça-feira (28). Realizando o sonho de uma vida, ela ressaltou a felicidade pelo momento: “Estou muito feliz com essa oportunidade. Estou assumindo esse cargo com muita vontade de ajudar o próximo, de ajudar o povo do meu Ceará.”

Raylane faz parte dos 198 novos servidores da Saúde que tomaram posse, nesta terça-feira (28), para reforçar a rede pública estadual. A cerimônia foi realizada na Estação das Artes e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, além de outras autoridades.

Entre os servidores que tomaram posse está a médica Lia Bastos, lotada no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). Ela ressaltou o orgulho de viver esse momento: “Este é um dia de profundo significado. Cada um de nós carrega uma trajetória marcada por dedicação, renúncias, estudo e persistência”, afirmou.

“Este concurso público representa muito mais do que a ocupação de um cargo; representa dignidade profissional. Representa o reconhecimento de que uma saúde pública forte se constrói com carreiras sólidas”, pontuou a médica. “Assumimos nossos cargos conscientes da missão que nos é confiada. Estaremos ao lado do povo cearense nos momentos de maior vulnerabilidade, levando conosco o compromisso e a responsabilidade que o serviço público exige”, enfatizou.

Neste Dia do Servidor em que tomam posse quase 200 novos servidores, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira — que representou o governador Elmano de Freitas, reforçou a importância de quem trabalha para melhor servir o povo cearense. “Não adianta termos os melhores equipamentos e os melhores prédios se não tivermos pessoas valorizadas e que, a cada dia, sejam incentivadas a prestar um serviço cada vez melhor à população”, enfatizou.

Em seu discurso, Chagas Vieira fez um apelo aos profissionais empossados, pedindo cuidado e zelo com o povo cearense. “O que cada um de vocês, esses 198 profissionais que tomam posse hoje, deve ter no coração é a consciência da importância que vai representar na vida de alguém. Que as pessoas que buscam o serviço de saúde não sejam vistas como um número a mais, mas como uma vida humana, alguém que está ali em busca de acolhimento e amor. É isso que move o servidor público: saber que, por meio do nosso trabalho, fazemos a diferença na vida de alguém”, pontuou.

Reforço da saúde estadual

Os novos profissionais da saúde foram convocados em setembro para atuar como médicos (37), assistentes sociais (3), enfermeiros (27), fisioterapeutas (13), psicólogos (7) e técnicos de enfermagem (111). Eles irão reforçar os quadros de servidores do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e do Samu 192 Ceará.

Representando a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, o secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Lauro Perdigão, enfatizou que o momento é de celebração. “Este é um momento de muita alegria, de celebração. É quando vemos que pessoas, com muito esforço e mérito, alcançam o sonho de se tornar servidores públicos do SUS”, comemorou.

Lauro Perdigão, em seu discurso, também fez um apelo aos novos servidores do Estado: “Quando se depararem com dificuldades, transformem-nas em oportunidades de melhoria. É assim que nosso SUS evolui e que a saúde melhora para o povo cearense”, afirmou.

Ao todo, mais de 3.660 profissionais foram convocados desde 2023. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, até 2026 mais de 1.600 profissionais ainda devem ser chamados.

Realização de um sonho

 

Inspirada por uma amiga que trabalhava em uma farmácia, Airlania Vieira descobriu no cuidado com o próximo o sentimento de realização. Empossada como técnica de enfermagem no Hias, ela se emocionou ao falar sobre a conquista desse sonho: “É muita emoção estar aqui. Passa um filme na nossa cabeça de tudo que vivemos, de tudo que enfrentamos na vida para chegar até aqui. Estudei muito para passar em um concurso público e hoje sou técnica de enfermagem concursada do Hospital Infantil Albert Sabin. Vou cuidar muito bem das minhas crianças”, destacou.

Mãe de um adolescente autista de 14 anos, Airlania vê o momento como uma “virada de chave” em sua vida. “Eu consegui, sabe? Este concurso é a virada de chave da minha vida. Com a realização do meu sonho, vou poder também realizar os sonhos do meu filho, a pessoa que mais amo”, concluiu.