Curso gratuito ensina sobre abelhas nativas e revitaliza meliponário no Parque Estadual do Cocó
29 de outubro de 2025 - 11:02 #abelhas #curso #parque do cocó
Ascom Sema - texto
Ascom Casa Civil - foto
Nesta quinta (30) e sexta-feira (31), no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, serão realizadas aulas do Curso de Educação Ambiental sobre Abelhas Nativas da Mata Atlântica. A programação inclui uma aula prática no meliponário da Unidade de Conservação (UC). A atividade integra o projeto desenvolvido pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), uma parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), e o ADM Cares.

O evento contará com a presença da presidente do Conselho da RBMA, Mary Sorage. Durante a visita, será possível conhecer de perto o meliponário do Parque do Cocó, que está sendo revitalizado e receberá novas caixas com abelhas Jandaíra, espécie nativa da Mata Atlântica. O espaço servirá como ferramenta de educação ambiental e conservação da biodiversidade, além de ser um ponto permanente para visitação pública.
A aula prática será conduzida pelo especialista Joaquim Saldanha, que mostrará o funcionamento de uma colmeia didática, explicando o comportamento das abelhas sem ferrão e sua importância para os ecossistemas. A atividade oferece ótimas oportunidades de imagem e entrevistas sobre temas como meliponicultura, polinização, conservação e ecoturismo.
Abelhas não podem desaparecer
As abelhas são fundamentais para a segurança alimentar em todo mundo, sendo responsáveis por polinizar a maioria das plantas e dos vegetais que nutrem todas as espécies. Nos últimos cinco anos, mais de 500 milhões de abelhas morreram só no Brasil, e o principal motivo é a utilização abusiva de agrotóxicos. O desaparecimento das abelhas teria um impacto devastador no meio ambiente, causando a redução ou extinção de espécies vegetais, a quebra na cadeia alimentar e a diminuição da biodiversidade.
Serviço
Aula prática e visita ao meliponário do Parque do Cocó
Dia:30 e 31 de outubro (quinta e sexta-feira)
Local: Auditório do Parque Estadual do Cocó – Posto Avançado da RBMA
Horário sugerido: a partir das 9h30