Estação das Artes recebe a terceira edição do Festival Afrocearensidades com ampla programação em celebração ao mês da Consciência Negra
29 de outubro de 2025 - 13:42 #Consciência Negra #Estação das Artes #Festival Afrocearensidades
Ascom Estação das Artes - texto
Divulgação - foto

Festival Ajeumbó, realizado pelo Mercado AlimentaCE, inicia a programação de novembro; fim de semana conta ainda com Noite do Brega, além de oficinas e espetáculos infantis.
Neste fim de semana, diversos ritmos vão estar na programação da Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
O fim de semana começa na sexta-feira (31), com a Noite do Brega. A programação segue no sábado (1º) com o Festival Ajeumbó, realizado pelo Mercado AlimentaCE, além de programação infantil no domingo (3).
Sexta-feira (31) com Noite do Brega
O grupo Paradão Popular abre a noite, às 18h, trazendo o melhor do brega romântico e do brega pop para embalar o público. Com mais de uma década de trajetória, o grupo tem repertório cheio de sucessos para cantar do início ao fim.
Em seguida, às 20h, o cantor Renato Hirco sobe ao palco, interpretando clássicos que atravessam gerações. Misturando romantismo, nostalgia e humor, Hirco traz ao público uma viagem afetiva pelos grandes nomes do brega nacional, com o toque regional e a leveza que caracterizam suas apresentações.
Festival Ajeumbó no Afrocearensidades
O sábado (1º) será marcado por uma programação especial que une música, ancestralidade e celebração com Ajeumbó, Festival de Cultura Alimentar Afroancestral realizado pelo Mercado AlimentaCE. O evento integra a programação da terceira edição do Festival Afrocearensidades Com o tema “Encruzilhadas, memórias e bem-viver”, o evento marca as celebrações da Consciência Negra, durante o mês de novembro.
A ação é resultado de diversas articulações institucionais conduzidas pela Secretaria de Igualdade Racial (SEIR) juntamente com a Secretaria da Cultura (Secult) e as organizações sociais Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante, que realizam uma série de ações na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) a partir de escutas com os movimentos sociais, movimento negro e Povos de Comunidades Tradicionais – PCTs (quilombolas e povos de terreiro).
A programação começa com o grupo Kanjerê, às 12h, que apresenta o show “En(Canto) Negro”, um encontro entre canto, corpo e percussão que exalta a força das matrizes africanas que traz ao palco uma experiência vibrante.
O Mercado AlimentaCE oferece ainda uma Aula Show: Misturar e dividir – Pamonha de milho, apresentando as histórias e sabores do livro Mistura Quilombola: Comida, Identidade e Cultura no Ceará, resultado de uma parceria entre Instituto Mirante, Mercado AlimentaCE e comunidades quilombolas do estado. Além do preparo da pamonha de milho, o público é convidado a conhecer e vivenciar os saberes de mulheres, mestres da cozinha, agricultores e jovens que mantêm vivas as tradições alimentares quilombolas. O momento conta com a participação de Edneuda Freitas, cozinheira da Serra do Evaristo, em Baturité, integrante da Associação Comunidade Kolping Quilombola Serra do Evaristo, e Kilvia Pereira, agricultora do Quilombo Córrego de Ubaranas, em Aracati, vice-presidenta da associação local e secretária da Casa de Semente.
Às 18h15, o Maracatu Nação Iracema chega ao palco. Com raízes na comunidade do Jardim Iracema e idealizado por líderes do movimento negro local, o grupo combina batuques, cores e dança para celebrar a ancestralidade, a resistência e a memória coletiva.
Para encerrar a noite de sábado, às 20h30, a cantora Majur leva o público para conhecer seu novo disco, Gira Mundo. O show apresenta uma fusão de afropop contemporâneo, ritmos brasileiros e ancestralidade africana.
Domingo (2) tem programação infantil que celebra a cultura afro-brasileira
O Domingo na Estação abre as portas para uma programação dedicada ao público infantil e à valorização da cultura afro-brasileira.
Às 10h, acontece a oficina “Linhas que se Transformam”, com Daiana Crochê. O momento convida crianças e famílias a explorarem técnicas de criação de roupas, brinquedos, biojoias e acessórios, promovendo autonomia, aprendizado criativo e reflexão sobre valores culturais e sociais presentes em cada peça.
Em seguida, às 11h, inicia o espetáculo infantil “A Bruxa e a Natureza”, com o Grupo Calu Maravilha, que transporta o público para uma floresta encantada ameaçada pela bruxa Nocréia. A história traz lições de coragem e união.
Encerrando a programação, o Orín Àsé, às 12h30, leva ao palco a riqueza da tradição musical do Candomblé. Com cantigas, ritmos e danças inspiradas nos Orixás, o grupo transforma cada apresentação em um encontro de fé, ancestralidade e resistência, conectando o público à força e à beleza da cultura afro-brasileira.
Serviço
Programação da Estação das Artes
Dias: 31 de outubro a 2 de novembro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Mais informações:
Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace e @institutomiranteceara
Sexta, 31
Noite do Brega
18h às 19h50 – Paradão Popular
20h às 21h30 – Hirco Canta Brega
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Acessível em Libras
Sábado, 1º
Festival Ajeumbó, no Mercado AlimentaCE
12h às 14h – Show “En(Canto) Negro”, com Kanjerê
17h às 18h – Aula Show “Misturar e dividir – Pamonha de milho”
18h15 às 19h – Maracatu Nação Iracema
20h30 às 21h30 – Show “Gira Mundo”, com Majur
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Acessível em Libras
Domingo, 2
Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina Infantil “Linhas que se transformam”, com Daiana Crochê (Parceria Sesc)
11h às 11h40 – Espetáculo Infantil “A Bruxa e a Natureza”, com Grupo Calu Maravilha (Parceria Sesc)
12h30 às 14h30 – Orin Asé (Parceria Sesc)
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre