Gestão de resíduos sólidos é destaque em encontro internacional entre Ceará e Suécia

29 de outubro de 2025 - 14:32 # #

Ascom Sema - Texto

Nesta quarta-feira (29/10), durante o Diálogo Ceará–Suécia sobre Economia Circular e Resíduos Sólidos, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) apresentou as principais iniciativas de gestão de resíduos sólidos desenvolvidas pelo Governo do Estado. O evento, realizado pela Secretaria das Cidades em parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia, reforça as relações institucionais entre os dois países e fortalece as ações voltadas à sustentabilidade.

O encontro foi sediado na Companhia de Gás do Ceará e a mesa de abertura teve participação da embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen; da secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire; do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; do presidente da Cagece, Neuri Freitas; do presidente da Companhia de Gás do Ceará, Miguel Nery; e do secretário municipal da Conservação e Serviços Públicos, Francisco José de Abreu.

Em sua fala, Vilma Freire destacou o papel fundamental dos catadores e catadoras na execução da agenda ambiental no Ceará, reconhecendo-os como protagonistas na gestão de resíduos e na promoção da economia circular. Por meio do Programa Auxílio Catador, o Governo do Estado destina apoio financeiro a 3.655 trabalhadores que atuam na coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Cada beneficiário comprova mensalmente a coleta e destinação de 500 quilos de materiais recicláveis, de janeiro a setembro de 2025 o Programa Auxílio Catador coletou 20.372 toneladas de resíduos sólidos no Ceará.Atualmente, o programa conta com 122 associações cadastradas distribuídas em 135 municípios, e somente em 2025 o Governo do Ceará investiu cerca de R$ 15 milhões na iniciativa.

Outro importante resultado apresentado foi a redução do número de lixões no estado, que caiu de 300 para 169 desde o início da atual gestão, graças à atuação conjunta entre prefeituras, catadores e órgãos ambientais. Hoje, o Ceará conta com 21 consórcios públicos intermunicipais de gestão integrada de resíduos sólidos.A Política Estadual de Resíduos Sólidos do Ceará incentiva e apoia os municípios na eliminação do descarte inadequado de resíduos, fortalecendo a capacidade de gestão e o cumprimento de metas ambientais locais.

“É importante debatermos economia circular e falarmos da agenda ambiental de forma sustentável, mas o mais importante é trazer todos os atores para fazer com que essa agenda saia do papel. Este é um momento importante, que traz um diálogo com quem tem muito a nos ensinar, para que possamos aplicar o exemplo da Suécia aqui no Ceará e avançar nessa agenda”, destacou a titular da Sema.

A embaixadora Karin Wallensteen celebrou o fortalecimento da parceria entre o Brasil e a Suécia na área da sustentabilidade, destacando o memorando de entendimento firmado em 2013 entre os ministérios do Meio Ambiente dos dois países. Essa cooperação tem resultado em iniciativas conjuntas voltadas ao gerenciamento de resíduos, redução do uso de plásticos, produção de biogás e desenvolvimento de cidades sustentáveis.

“Desde 2013, Brasil e Suécia mantêm um memorando de entendimento com foco na cooperação e proteção ambiental, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. A parceria entre nossos países se estende por muitos campos, mas a sustentabilidade ocupa um papel central. Bioeconomia, cidades sustentáveis e mineração responsável são temas em que Brasil e Suécia têm muito a contribuir e aprender mutuamente”, afirmou a embaixadora.