Saúde do Ceará discute conscientização pela perda perinatal durante simpósio

29 de outubro de 2025 - 09:07 # # # #

Marcela Belchior - Ascom Sesa - texto e fotos

Público presente foi convidado a ligar lanterna dos celulares na chamada “Onda de Luz”, prática da campanha de conscientização do luta perinatal

Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps) e da Coordenadoria de Políticas e Gestão do Cuidado (Cogec), realizou, nesta segunda-feira (28), o Simpósio Estadual Onda de Luz Ceará: Conscientização pelas Perdas Perinatais, realizado no auditório Waldir Arcoverde, na sede do órgão, em Fortaleza. O objetivo foi discutir o acolhimento e cuidado a mulheres e famílias enlutadas e contou com roda de conversa entre especialistas, com participação do público.

O evento faz alusão ao mês internacional da conscientização pela perda gestacional ou do recém-nascido, lembrado mundialmente no dia 15 de outubro. Nesta data, os pais enlutados acendem uma vela em homenagem ao filho falecido. A ação, chamada de “wave of light” (Onda de Luz), foi iniciada pela ONG The Wave International of Light e reproduzida pelo público presente no simpósio.

Simpósio reúne especialistas para discutir cuidados na perda perinatal

Na ocasião, a secretária Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde, Vaudelice Mota, que representou a titular da Sesa, Tânia Maria Coelho, destacou a importância de se discutir a questão. “Esse tema nos é muito caro, e nós precisamos tratar dele com muito carinho e cuidado, porque ele implica em perda de vidas importantes e perda de esperança”, disse. “Mas ele pode se transformar e significar força para as pessoas, para as mulheres, para as famílias, ao serem acolhidas por aqueles que compreendem a dureza daquele momento”, complementou.

Secretária Vaudelice Mota aponta importância do tema durante Mesa de Abertura do evento

Durante o momento de roda de conversa, a médica geneticista Ellaine Carvalho enfatizou a importância de se utilizar de boas palavras ao dar a notícia do falecimento às famílias. “E não somente naquele momento, mas também depois, porque muitas turbulências emocionais ainda vão acontecer”.

A enfermeira obstétrica Lea Pimentel chamou a atenção para a construção de identidades e expectativas na espera do nascimento do bebê, que também repercutem durante o luto. “Temos que pensar que essa mãe já foi constituída. Esse vínculo é construído lá no pré-natal”. Nesse sentido, a enfermeira neonatal Cinthia Esteche salientou a necessidade de abertura para escuta das famílias enlutadas.

Já a médica obstetra Lívia Almeida destacou que esclarecer as causas da morte é importante para o processo de luto das famílias. “Até porque podem ter causas genéticas, e a paciente pode querer engravidar novamente”, frisou. A médica patologista Deborah Nunes enfatizou que, nesse processo, exames como necrópsia também são fundamentais.

Roda de Conversa debateu boas práticas de acolhimento ao luto perinatal

Sesa lança Linha de Cuidado

Durante o simpósio, a Sesa lançou a Linha de Cuidado à Saúde da Mulher na Perda Perinatal, que tem como objetivos assegurar assistência qualificada à mulher e à família no luto materno e parental, uniformizar condutas, promover maior integração das equipes no cuidado e produzir informações técnicas, protocolos e diretrizes. Além disso, pretende qualificar os profissionais de saúde em todos os níveis de atenção à saúde.

Na ocasião, a coordenadora de Políticas e Gestão do Cuidado da Sesa, Luciene da Silva, enfatizou que a política pública busca trabalhar os pontos de atenção, além de organizar e estruturar a rede de atendimento. “É necessário que a mulher tenha um amparo. E isso não deve ser feito somente com a assistência social. A responsabilidade é de todos da equipe”, pontuou.

A coordenadora de Políticas e Gestão do Cuidado da Sesa, Luciene da Silva, pontuou os principais objetivos da Linha de Cuidado

A Linha de Cuidado à Saúde da Mulher na Perda Perinatal foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no último dia 12 de setembro, por meio da Resolução n° 525/2025 e do Protocolo de Cuidado à Saúde da Mulher e Família na Perda Perinatal.

A política pública está fundamentada na Lei Federal nº 15.139/2025, que institui a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental, e na Lei Estadual nº 18.788/2024, que assegura direitos às mulheres que sofrem perda gestacional e neonatal em estabelecimentos de saúde do estado do Ceará.