Com mais de 10.500 novos postos de trabalho, geração de empregos no Ceará cresce em todos os setores em setembro

30 de outubro de 2025 - 16:29 # # #

Ascom SET - Texto
Thiago Gaspar e Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

Em setembro, o Ceará registrou a criação de 10.561 novos postos de trabalho, gerados por todos os setores da economia. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília. Segundo o documento, o nível de ocupação formal atingiu o total de 1.459.899 empregos com carteira assinada no Ceará.

Em suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas ressaltou que “o trabalho não para, com a missão de continuar atraindo mais empresas e fortalecendo as já instaladas em nosso estado para impulsionar a nossa economia e gerar ainda mais oportunidades para o povo cearense”.

Durante o período, todos os setores registraram saldos positivos, com destaque para os setores de serviços (3.727), construção (2.334) e indústria (2.060). Para o setor de serviços, destaca-se a contratação de profissionais no subsetor de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (2.020), especialmente no segmento de Consultoria em Tecnologia da Informação (1.091).

Considerando os dados da Construção os números revelam o crescimento da contratação para a construção de edifícios (1.652). O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, defende parceria entre o público e o privado para garantir mais oportunidades de emprego. “Importantes programas como o Minha Casa, Minha Vida, são fundamentais para facilitar o acesso à casa própria, como também para a geração de empregos por parte do segmento, aquecido com a demanda”, destaca o secretário.

Para a indústria, o subsetor da indústria de transformação se destacou com o saldo de 1.742 novos postos de trabalho, especialmente nos segmentos de calçados (425) e vestuários (389). Vale destacar ainda a expansão de produção de lavouras temporárias, em especial o cultivo do melão (524).

Em termos territoriais, os municípios com a maior geração de empregos são Fortaleza (3.507), Lavras da Mangabeira (565), Juazeiro do Norte (511), Caucaia (477), Morada Nova (462), Horizonte (456) e Maracanaú (417).