ExpoCariri 2025: Elmano de Freitas anuncia estudos para implantação de 10 mil hectares de perímetros irrigados no Cariri

31 de outubro de 2025 - 17:01 # # # #

Ascom Casa Civil com colaboração da FAEC - CARGO
Carlos Gibaja - Casa Civil - Foto

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (31) que o Governo do Estado vai viabilizar os estudos técnicos para a implantação de 10 mil hectares de perímetros irrigados na região do Cariri. A declaração foi feita durante visita à ExpoCariri 2025, em Barbalha, e atende a uma solicitação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira.

“Nós vamos fazer o estudo para garantir os 10 mil hectares para o Cariri produzir de maneira irrigada. Conte conosco, para avançar em parceria”, afirmou o governador, destacando o compromisso do Estado em ampliar a infraestrutura hídrica e fortalecer o agronegócio regional.

A ExpoCariri contou ainda com um encontro com as mulheres rurais. De acordo com o governador, essa iniciativa fortalece a produção agrícola, gera emprego e renda e impulsiona o desenvolvimento da região. “Reafirmamos nosso compromisso com políticas que incentivam e fortalecem a agricultura e protagonismo feminino no campo”, disse Elmano.

A proposta apresentada pela Faec prevê a criação de dois polos irrigados: 5 mil hectares entre Barbalha e Missão Velha e outros 5 mil em Mauriti. Segundo Amílcar Silveira, a iniciativa tem potencial para elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em 2,4%. “O Cariri é a região que tem o maior potencial de crescimento do Estado. Fizemos um estudo que aponta a viabilidade de um perímetro irrigado com as águas da transposição do São Francisco. Não existe um desenvolvimento do Ceará se não for da irrigação”, afirmou Amílcar.

O anúncio ocorreu durante a programação da ExpoCariri 2025, que começou nesta quinta-feira (30) e segue até 1º de novembro no Campo Experimental da Embrapa Algodão, em Barbalha. O evento reúne mais de 170 expositores, deve atrair mais de 50 mil visitantes e movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios.

Promovida pela Faec, em parceria com o Sebrae Ceará, Fiec, Banco do Nordeste, Governo do Ceará e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a feira consolida-se como um dos principais encontros do agronegócio do Nordeste, refletindo o crescimento e a diversificação da produção agrícola no sul do Estado, uma nova fronteira agrícola do Nordeste.