Museu Ferroviário Estação João Felipe celebra dois anos com programação que conecta memória e futuro
3 de novembro de 2025 - 14:18 #aniversário #Memória #Museu Ferroviário #programação
Ascom Museu Ferroviário  - Texto
Estúdio Voa e Fernanda Siebra  - Fotos

Com mais de 110 mil visitantes desde a inauguração, equipamento chega ao mês de novembro com atividades gratuitas que unem história, arte e patrimônio cultural
Programação de aniversário, seminário “Um Museu para o Futuro” aborda possibilidades nos espaços museais. Crédito: Estúdio Voa
Desde que o apito do trem soou novamente no Centro de Fortaleza, em 17 de novembro de 2023, mais de 110 mil pessoas visitaram o Museu Ferroviário Estação João Felipe — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante. Neste mês, o aniversário do equipamento é celebrado com uma ampla programação que reúne exposições, rodas de conversa, mediações, seminário e atividades educativas em Fortaleza e no interior. A proposta é revisitar as histórias da ferrovia cearense, refletir sobre o papel dos museus no futuro e aproximar o público das memórias que atravessam trilhos, territórios e comunidades. O acesso é gratuito e aberto ao público.
No Museu Ferroviário, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, segue em cartaz a mostra de longa duração “Nos trilhos do tempo: histórias da ferrovia do Ceará”, aberta de quarta a domingo. Já em Senador Pompeu, no Sertão Central do Ceará, a antiga Estação Ferroviária recebe a exposição “Memórias em Movimento: Entre o Campo, a Estação e a Devoção”. Com curadoria dos arquitetos e produtores culturais Mayk Lenno e Stephane de Sousa, a exibição apresenta 18 artes em madeira, 23 fotografias e um documentário audiovisual sobre a relação entre o trem, a religiosidade e o Campo de Concentração do Patu. A abertura acontece no sábado (8), a partir das 19h.
Seminário “Um Museu para o Futuro”

Entre os dias 12 e 15, o seminário “Um Museu para o Futuro” aborda o tempo e as possibilidades nos espaços museais. O tema da programação de aniversário é inspirado no painel “Trem do Futuro”, do multiartista cearense Descartes Gadelha — criado em 1970, na antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe, para celebrar o centenário da ferrovia no Ceará.
O seminário começa na quarta-feira (12) com a Roda de Conversa “Documentar, preservar e comunicar: desafios de acervo”, conduzida pelo memorialista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez). Na quinta (13), a programação inclui o lançamento da coleção “Histórias ferroviárias”, com a cartilha “Estação de Baturité”, produzida pela geógrafa e pesquisadora Ângela Falcão. Em seguida, acontece a mesa “Estações do futuro: preservar, ocupar e transformar territórios”, com Fernanda Heitmann (Iphan), Fábio Santiago (Secult Ceará), Ricardo Barroso (DNIT) e Hugo Lemos (Sesc).
A apresentação musical “Café, Afeto e Memória”, com Grazi Mendes e Agenor 7 Cordas, inicia as atividades da sexta (14). Logo depois, acontece a mesa-redonda “O futuro dos museus ferroviários: inovação, redes e sustentabilidade”, com Jessica Costa e Brendo Conceição. A programação se encerra no sábado (15), com a visita mediada “A primeira viagem: da Central à Arronches”, que rememora a viagem inaugural da ferrovia no Ceará em novembro de 1873, um percurso entre o Centro e a Estação da Parangaba.
Trechos e Café nos Trilhos: um ano de atividades
Novembro marca também o primeiro ano de atividades de dois projetos do equipamento: Trechos, mediações temáticas na mostra de longa duração do Museu Ferroviário; e Café nos Trilhos: um passeio entre museus, visitas mediadas às exposições “Nos trilhos do tempo: histórias da ferrovia do Ceará” e “Caminhos do café no Ceará”, em parceria com o Museu da Indústria.
No dia 16, acontece um Trecho sobre a ferrovia e o ciclo do algodão no Ceará, seguido por uma oficina de pintura em tecido. Já no dia 29, será realizada mais uma edição do Café nos Trilhos, oferecendo aos participantes também uma oficina de bordado.
III Festival Afrocearensidades
O Museu Ferroviário também integra o III Festival Afrocearensidades — evento em celebração ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, promovido em todo o Ceará por meio do trabalho conjunto entre a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e a Secult.
A programação do equipamento inclui a palestra “As experiências negras nas estradas de ferro do Brasil”, ministrada pelo pesquisador Robério Souza e mediada pelo professor Arilson dos Santos Gomes. Com apoio do programa Cientista Chefe da Cultura, o momento acontece no curso de História da Universidade Federal do Ceará no dia 13.
Já no dia 26, a Roda de Conversa apresenta o tema “Memórias ferroviárias do Moura Brasil e do Poço da Draga”, com Izabel Lima e Lúcia Viana, reforçando o compromisso do museu com uma abordagem plural e inclusiva da história ferroviária.
As Rodas de Conversa com Ferroviários, realizadas tradicionalmente nas quartas-feiras, valorizam o saber e a experiência dos trabalhadores. Entre os temas deste mês, estão também “As oficinas do urubu: passado, presente e futuro” e “Lembranças de uma maquinista cearense”. No dia 22, haverá ainda uma visita mediada em Libras, garantindo acessibilidade à exposição principal.
Neste mês de aniversário, o Museu Ferroviário Estação João Felipe reafirma seu lugar como espaço vivo de encontros, pesquisa e celebração da cultura ferroviária.
Novembro no Museu Ferroviário Estação João Felipe
Rua 24 de Maio, s/n, Centro – Fortaleza, CE.
Gratuito e aberto ao público
Exposição “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”
De quarta a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 10h às 17h.
Entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento do Museu.
Local: Museu Ferroviário Estação João Felipe (Rua 24 de Maio, s/n, Centro)
Exposição “Memórias em Movimento: Entre o Campo, a Estação e a Devoção”
De segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 17h30 às 21h.
Local: Fundação Santa Terezinha, Senador Pompeu
Seminário “Um Museu para o Futuro
Quarta, 12/11, 14h às 16h
Roda de conversa *“Documentar, preservar e comunicar: desafios de acervo”*, com Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez).
Local: Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro)
Quinta, 13/11, 14h às 17h
Lançamento da coleção “Histórias Ferroviárias”, com a cartilha “Estação de Baturité” + mesa-redonda “Estações do futuro: preservar, ocupar e transformar territórios”*, com Fernanda Heitmann (Iphan), Fábio Santiago (Secult Ceará), Ricardo Barroso (DNIT) e Hugo Lemos (Sesc).
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n, Centro)
Sexta, 14/11, 14h às 17h
Apresentação musical “Café, Afeto e Memória” + mesa-redonda “O futuro dos museus ferroviários: inovação, redes e sustentabilidade”, com Jessica Costa e Brendo Conceição.
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n, Centro)
Sábado, 15/11, 9h às 11h
Visita mediada “A primeira viagem: da Central à Arronches”
Locais: Complexo Cultural Estação das Artes + Estação da Parangaba.
III Festival Afrocearensidades
Quarta, 13/11, 8h às 10h
Palestra “As experiências negras nas estradas de ferro do Brasil”*, com Robério Souza.
Local: Auditório do Curso de História da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2762, Benfica)
Quarta, 26/11, 14h às 16h
Roda de conversa “Memórias ferroviárias do Moura Brasil e do Poço da Draga”, com Izabel Lima e Lúcia Viana.
Local: Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro)
Rodas de Conversa com Ferroviários
Quarta, 5/11, 14h às 16h
Tema: “As oficinas do urubu: passado, presente e futuro”, com Paulo Emiliano e Edson Cruz.
Quarta, 19/11, 14h às 16h
Tema: “Lembranças de uma maquinista cearense”, com Veríssimo Ferreira dos Santos.
Local: Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro)
Visitas mediadas e oficinas
Domingo, 16/11, 11h às 12h30
Trecho “O Trem que tecia histórias: a ferrovia e o ciclo do algodão no Ceará” + Oficina de pintura em tecido.
Locais: Museu Ferroviário Estação João Felipe + Ateliê II da Pinacoteca do Ceará.
Sábado, 22/11, 16h às 17h
Visita mediada acessível em Libras à exposição “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”
Local: Museu Ferroviário Estação João Felipe.
Sábado, 29/11, 14h30 às 17h
Café nos trilhos: um passeio entre museus + Oficina de bordado.
Locais: Museu Ferroviário Estação João Felipe + Museu da Indústria.