Complexo do Pecém fortalece parcerias na China e amplia cooperação em energia e logística

4 de novembro de 2025 - 16:59 # # # #

Ascom Complexo do Pecém - Texto
Chinaland Shipping - Foto

O Complexo do Pecém concluiu, na última semana, uma agenda estratégica em Xangai, na China, voltada ao fortalecimento de parcerias internacionais nas áreas de energia renovável e logística portuária. A missão reforça o papel do Pecém como polo de inovação, eficiência operacional e sustentabilidade no Nordeste brasileiro.

“Essa agenda foi estratégica para consolidar o Pecém como um parceiro global em energia e logística. Nosso foco é continuar atraindo investimentos sustentáveis, fortalecendo as cadeias produtivas e garantindo que o Ceará siga competitivo nas principais rotas internacionais”, destacou Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém.

O primeiro compromisso da comitiva incluiu uma reunião com executivos da Envision, parceira da FRV no projeto de hidrogênio verde em desenvolvimento no Complexo. O encontro, que contou com a presença do presidente Max Quintino e do diretor comercial, André Magalhães, tratou do andamento das iniciativas conjuntas e de novas oportunidades de cooperação voltadas à expansão do ecossistema de energia limpa no Ceará.

Os representantes do Pecém participaram ainda da reunião global da ChinaLand, uma das principais armadoras do transporte marítimo internacional. Durante o evento, o Complexo do Pecém foi reconhecido como o principal parceiro portuário da ChinaLand no Brasil, consolidando sua relevância nas rotas comerciais da companhia.

As discussões se concentraram em melhorias nos processos de descarga e movimentação de cargas siderúrgicas, com o objetivo de elevar a produtividade e a eficiência operacional. Também foram analisadas novas oportunidades de exportação para o Estado, com foco em otimizar o uso dos navios em rotas de retorno e reduzir custos de frete marítimo.

“Estamos trabalhando para tornar cada escala da ChinaLand em Pecém ainda mais produtiva e eficiente. Ao otimizar processos e diversificar cargas, geramos valor para nossos clientes, reduzimos custos e ampliamos o potencial exportador do Ceará”, afirmou André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém.

Durante a viagem, o presidente Max Quintino também esteve na sede da empresa SAIC Motor, em Xangai. Acompanhado do presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Danilo Serpa, eles buscaram negociar a vinda da empresa para o Polo Automotivo do Ceará. Foram recebidos pelos diretores da SAIC Tianxin Fan e Yijun Shen.

Além da programação oficial, a delegação do Pecém realizou reuniões bilaterais com operadores portuários e prestadores de serviços internacionais, discutindo ações de integração operacional e melhoria contínua. Integraram também a comitiva representantes da Tecer e da Unilink, empresas prestadoras de serviços operacionais no Porto do Pecém.