Emiciomar sobe ao palco da Estação das Artes com o show “Preto”

5 de novembro de 2025 - 13:44 # # #

Estação das Artes - texto
Thiago Matine - foto

A programação do fim de semana conta também com o programa Baila Comigo, Feira Mais Vinil, oficina infantil, discotecagem de axé e show carnavalesco

Neste fim de semana, a programação da Estação das Artes vai do forró à música urbana. O espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante oferece atividades e shows gratuitos para todos os públicos.

Todas as atrações do mês de novembro integram a programação da III edição do Festival Afrocearensidades com o tema “Encruzilhadas, memórias e bem-viver”. O evento marca as celebrações do mês da Consciência Negra. A ação é resultado de diversas articulações institucionais conduzidas pela Secretaria de Igualdade Racial (SEIR) juntamente com a Secretaria da Cultura (Secult) e as organizações sociais Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante, que realizam uma série de atividades na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) a partir de escutas com os movimentos sociais, movimento negro e Povos de Comunidades Tradicionais – PCTs (quilombolas e povos de terreiro).

Forró e tradição marcam o Baila Comigo na sexta (7)

Para iniciar o fim de semana, a Estação das Artes recebe, às 17h30, o show do grupo Os Maneiros, que traz o forró tradicional em arranjos que resgatam a essência das raízes nordestinas. A banda, formada por músicos da mesma família, preserva a herança do mestre Chico Maneiro e mantém viva a sonoridade do forró pé de serra com sanfona, triângulo e guitarra marcados. A apresentação é em parceria com o Sesc e contará com interpretação em Libras.

Encerrando a noite, às 20h, o sanfoneiro Joãozinho de Irauçuba e sua banda Novo Balanço, sobem ao palco com um repertório que mistura músicas autorais, sucessos nacionais e forró das antigas. Muito presente na cena forrozeira, Joãozinho transforma o palco em uma festa dançante, unindo tradição e releituras modernas do ritmo nordestino. A apresentação contará com interpretação em Libras.

O Baila Comigo é um programa inspirado nas danças de salão do Centro de Fortaleza e voltado para todas as idades. Com foco na pessoa idosa da comunidade Moura Brasil, é realizado desde agosto de 2023.

Ritmos urbanos e celebração da cultura periférica movimentam a Estação no sábado (8)

A partir das 18h do sábado (8), o público curte uma discotecagem versátil que mistura funk, afrobeat, trap e outras sonoridades periféricas com DJ Nayma. O set transforma a pista em um espaço de pertencimento e liberdade, valorizando corpos dissidentes, juventudes urbanas e a força da cultura das periferias. Cada batida funciona como celebração coletiva e manifesto da cena cultural que pulsa na cidade.

Às 20h, quem sobe ao palco é o artista pacajuense Emiciomar, com o show “Preto”. O projeto tem ganhado notoriedade ao cruzar ritmos cearenses com referências latino-americanas e elementos da música urbana. Em uma performance marcada pela representatividade e pela potência estética, Emiciomar apresenta um trabalho que dialoga com a cultura das ruas, conectando identidade, território e sonoridades contemporâneas.

Domingo na Estação (9) traz Feira Mais Vinil, oficina infantil, axé e ritmos carnavalescos

O domingo começa às 10h com uma nova edição da Feira Mais Vinil, reunindo colecionadores, expositores e amantes da cultura do disco. O público encontra LPs, compactos, equipamentos e itens ligados ao universo da música analógica.

No mesmo horário, acontece a Oficina de Pintura Infantil – “A Decolagem das Castanheiras”, com Iuri Tavares e Talita Késsia, que convida as crianças a explorar a técnica de frottage, utilizando texturas de folhas e elementos naturais para criar desenhos. A atividade busca integrar arte, natureza e imaginação.

Também a partir de 10h, o palco recebe “Axé Pra Você”, sessão de discotecagem comandada por Victormsat, com um set de vinil dedicado à história do axé, dos clássicos que marcaram os anos 80 e 90 às novas vozes do gênero.

Encerrando a programação, a partir de 13h30, a cantora Di Ferreira apresenta o show “Bloquinho Di Boa”, no Mercado AlimentaCE, com clássicos da música brasileira em versões carnavalescas, reunindo sucessos de Daniela Mercury, Gilberto Gil, Djavan, Ivete, João Gomes, Marina Sena, Liniker, entre outros.

Serviço

Programação da Estação das Artes

Dias: 7 a 9 de novembro

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Mais informações:

Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace e @institutomiranteceara

Sexta, 7

Baila Comigo

17h30 às 19h30 – Os Maneiros (Parceria Sesc)

20h às 22h – Joãozinho de Irauçuba

+ Bailarinos convidados

Acesso: Gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço

Classificação indicativa: 18 anos

Acessível em Libras

Sábado, 8

18h às 19h50 – DJ Nayma

20h às 21h30 – Show “Preto”, com Emiciomar

Acesso: Gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço

Classificação indicativa: 18 anos

Acessível em Libras

Domingo, 9

Domingo na Estação

10h às 15h – Feira Mais Vinil

10h às 13h – Oficina Infantil “A Decolagem das Castanheiras”, com Iuri Tavares e Talita Késsia

10h às 13h – Discotecagem “Axé pra Você”, Victormsat

13h30 às 15h – Show “Bloquinho Di Boa”, com Di Ferreira, no Mercado AlimentaCE

Acesso: Gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: Livre