Equidade e inovação pautam debates do 5º Encontro Estadual da Rede Saúde Escola
7 de novembro de 2025 - 17:14 #5º Encontro Estadual #Equidade #inovação #Rede Saúde Escola
Daniel Araújo - Ascom Esp-CE - Texto
Raiane Ferreira - Foto e video

Evento ocorreu na sede da ESP-CE ao longo de três dias, mobilizando docentes, estudantes, pesquisadores e trabalhadores de diversas áreas
Um espaço de diálogo e partilha de conhecimentos sobre equidade e inovação na Educação Permanente em Saúde (EPS). Com essa proposta, o 5º Encontro Estadual da Rede Saúde Escola (Rese) mobilizou professores, residentes, preceptores, estudantes, pesquisadores, gestores e profissionais de diversas áreas para a sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em Fortaleza, de quarta (5) até esta sexta-feira (7).
Realizado pela instituição de ensino, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o evento contou com cerca de 250 participantes. Um deles foi o sociólogo José de Castro, 60. Presente em todas as edições do congresso, o articulador do Núcleo Municipal de Educação Permanente (Numeps) de Bela Cruz, na Região Norte, conta que as vivências expostas nestes momentos fortalecem os processos de atuação nos territórios.
“Os debates que realizamos, neste encontro, são fundamentais para todos que trabalham no âmbito da saúde pública. Essa é uma discussão que também não pode parar aqui.” Assista ao depoimento do profissional.
Coordenadora da Rese, Ana Paula Brilhante reforça o caráter integrador e transversal da iniciativa. “De fato, precisamos considerar o desenvolvimento dos nossos processos ao longo de todo o ano, sempre na perspectiva do que queremos alcançar como objetivo: a transformação das práticas de trabalho e de educação na saúde dentro dos municípios cearenses”, afirma.
Equidade e inovação em perspectiva

A conferência de abertura desta edição foi apresentada pela assessora técnica do Ministério da Saúde (MS), Bianca Lopes
A conferência de abertura dos trabalhos foi ministrada pela assessora técnica da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Segets) do Ministério da Saúde (MS), Bianca Lopes. Na ocasião, a gestora apresentou um painel com foco nas orientações das práticas de equidade e inovação no sistema público de saúde.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) é feito de tecnologias humanas. É feito por pessoas e para pessoas. Não adianta que tenhamos normativas, portarias, decretos, políticas estabelecidas, discutidas e pactuadas em múltiplos âmbitos se a gente não estiver junto das pessoas, dos profissionais e dos trabalhadores da saúde de modo engajado.”
Sede de saber
Ex-aluna da Especialização em Saúde Pública da ESP/CE, a nutricionista Maria Liliane Mororó, 40, veio do município de Sobral e apresentou três diferentes pesquisas, todas vinculadas às políticas de equidade e inovação na saúde pública.
Para a diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da ESP/CE, Suzyane Barcelos, o Encontro Estadual da Rese é, também, uma oportunidade para profissionais e pesquisadores exercerem o protagonismo com base nas práticas realizadas nos respectivos campos de atuação.
Mostras Científicas

Ao todo, 160 trabalhos foram aprovados em diferentes modalidades de apresentação
Além das mesas-redondas e exposições dialogadas, apresentações científicas integraram a programação, como parte das agendas do 3º Seminário Cearense de Trabalho e Educação na Saúde e da 5ª Mostra em Educação Permanente em Saúde, que, nesta edição, aconteceram simultaneamente nos dois primeiros dias de evento.
Ao todo, 160 estudos foram aprovados em diferentes modalidades, entre comunicações orais, pôsteres eletrônicos, rodas de conversas e outras linguagens. Números artísticos e ações de promoção do bem-estar também compuseram o cronograma de atividades. As quatro melhores produções foram reconhecidas em ato no último dia do evento.
Mais do que cursos ou treinamentos, a Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo contínuo de aprendizado coletivo, que valoriza o saber de cada pessoa e promove transformações nos serviços de saúde. Ela parte dos desafios reais vividos pelos profissionais e busca, por meio da reflexão e do compartilhamento de experiências, melhorar a prática e a qualidade do cuidado disponibilizado à população.