Chego Junto, Chego Bem: Governo do Ceará promove série de ações na rede pública educacional com foco em sucesso no Enem e realização de sonhos

8 de novembro de 2025 - 08:43 # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos
Yuri Leonardo - Casa Civil - Infografia

Conjunto de ações do Estado traz segurança, confiança e preparo aos estudantes para encarar o principal desafio letivo nesta fase de suas vidas

A educação muda vidas. A frase, utilizada com frequência pelo governador Elmano de Freitas no cotidiano, se evidencia diariamente em todo o território cearense. No ano passado, 24.403 estudantes da rede pública estadual conquistaram vagas em instituições de ensino superior públicas e privadas. No mesmo período, o Ceará liderou o Brasil em participações no segundo final de semana de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estes feitos e muitos outros têm relação direta com o programa Chego Junto, Chego Bem, iniciativa do Governo do Estado que, desde 2012, traz segurança, confiança e preparo aos estudantes para encarar o principal desafio letivo nesta fase de suas vidas.

A ação é constituída por sete etapas, cobrindo desde a isenção de taxas para a inscrição no Enem, passando pela oferta de atividades pedagógicas, suporte didático, até a garantia da presença dos estudantes nos dois dias de prova. Em 2025, o exame acontece neste domingo (9) e no próximo, dia 16 de novembro.

Ana Isabel de Freitas Pinto, 18, é aluna da Escola Estadual de Educação Profissional Leonel Brizola, localizada no bairro Maraponga, em Fortaleza. A estudante sabe muito bem da importância não só do programa, como de outros incentivos educacionais por parte do Governo do Ceará. “Todo esse auxílio é fundamental. O tablet, por exemplo, é uma benção. Sem falar no chip com a internet, que era uma necessidade real até receber. Uso bastante, principalmente para assistir algumas vídeo-aulas. Também gosto de criar slides no tablet. É bem mais prático e melhor que no celular”, conta.

Somados os anos de 2024 e 2025, o Governo do Ceará investiu R$ 149.551.601,00 para a entrega de mais de 330 mil tablets para estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.

Mesmo jovem, Isabel não tem a menor dúvida sobre a sua área de trabalho para o futuro: comunicação. E a simpática moradora do bairro Itaperi, na Capital, leva jeito. Segundo ela, se alguém deixar, ela “fala até amanhã”. “Desde sempre fui muito comunicativa. E esse é um curso que abrange muitas áreas. Minha família me deixou bem livre pra escolher. Aqui na escola também vi que essa era uma área boa para mim. E eu sou muito de um plano só: ou vai dar certo ou vai dar certo”, brinca.

Ciente de que a redação é um dos diferenciais para o Enem, Isabel conta que em sua escola encontra amparo e reforço em tudo que é necessário. “Desde o primeiro ano temos total suporte por aqui. Toda a preparação é muito certeira. Os professores ficam sempre à nossa disposição para ajudar. No laboratório de redação, por exemplo, eu tenho um apoio absurdo, as correções são diárias e eu consigo melhorar no que preciso. A escola ainda bate com a gente a nota de corte que precisamos e vamos fazendo ajustes para chegar lá com os simulados”, explica.

Recebendo entre 15 e 20 alunos por dia, um fluxo considerado grande, está Marilane Gondim, 43. Professora de língua portuguesa, a profissional é responsável pelo laboratório de redação ao lado do colega Ulisses Holanda. Há quase três anos na escola, a docente ressalta a importância do cuidado caso a caso. “Com o laboratório podemos ter um trabalho direto e contínuo com os alunos. Algo mais direcionado, refinado. Temos um feedback mais individualizado. O aluno vê o que está acertando, errando e o que pode melhorar”, pontua.

Com quatro turmas de 3º ano, a EEEP Leonel Brizola também oferta aulões preparatórios, entrega de certificados, entre outras atividades. A escola oferece, ainda, a possibilidade do aluno realizar um curso técnico. As áreas de administração e redes estão entre as mais concorridas.

Case de sucesso

A Escola de Ensino Médio César Cals, no bairro Centro, em Fortaleza, é o que podemos chamar de case de sucesso dentro da rede pública educacional cearense. A unidade de ensino, que completou 50 anos em 2025, foi recordista em aprovações entre os anos de 2017 e 2024, com 1.982 alunos garantidos no ensino superior.

O feito, fruto de muito trabalho, é um verdadeiro orgulho para Geh Rubens, coordenador das turmas de 3º ano da escola. Para o profissional, há 5 anos na escola, não há segredo para o sucesso. “É um conjunto de ações que faz com que tudo funcione”, disse. “Costumo dizer que a primeira coisa que a gente realiza é a construção do sonho. Precisamos acreditar no sonho do aluno. Eles podem mudar as suas vidas e as de suas famílias por meio da educação e muitas vezes nem sabem disso. Quando esse jovem avança, ele serve de parâmetro para toda uma comunidade”, completa.

A integração de Geh com seus alunos é tamanha que ele é conhecido como mãe, mas o coordenador adianta que não alivia. “Eles dizem que sou um misto de chato, legal, rígido, necessário. Eu não solto a mão do estudante. Continuamos em contato e acompanhando esse aluno por um ano depois da formatura. Algumas vezes eles conseguem vagas na faculdade, em uma chamada tardia, mas nem se atentam. É também nosso papel fazer essa ponte”, salienta.

Hoje, aos 35 anos, o profissional se vê dentro da trajetória de muitos jovens com quem tem contato na escola. Para Geh, uma das maiores felicidades é conseguir colocar aquele aluno com mais dificuldades no caminho certo. “O estudante que gosta dos livros, muitas vezes, só precisa de um refino. Mas e aquele aluno quem tem dificuldades? O grande projeto do Governo, pra mim, é olhar pra esse menino. E aí entra a grande sacada: a consultoria individual. Dá mais trabalho? Sim, mas vale muito a pena. Minha maior felicidade é quando aquele aluno que nem gostava de estudar consegue vencer. Quando ele vence, a minha missão está cumprida”, comentou.

Ana Rafaely Pereira é aluna de uma das 12 turmas de 3º ano do César Cals. Querendo manter o nível de sucesso da escola no maior nível possível, a jovem de 18 anos não tem medo de desafios e já escolheu seu curso: medicina. “É uma área que sempre admirei muito. Gosto de cuidar das pessoas. Sou competitiva e quero me provar em algo que exige tudo de mim”, contou.

Recebendo todo suporte da escola, Rafaely se sente mais do que preparada para encarar o Enem. “Sempre estudei em escola pública e decidir vir pra cá por saber do grande número de aprovações. Aqui temos um acompanhamento por parte dos professores muito importante. Tem os cursinhos, os aulões, consigo fazer várias questões no meu tablet. Minha expectativa está alta para o Enem e espero conseguir tirar uma boa nota para realizar meu sonho”, ressaltou.

Assim como Rafaely, outros 136 estudantes da rede pública estadual sonhavam em conseguir uma vaga em medicina e alçaram o feito em 2024. A marca, relevante, mostra o poder e o potencial da juventude cearense.

Confiança

Secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela garante confiança total em todos aqueles que fazem o ensino cearense, como também no estudantes da rede pública para obter sucesso no Enem e demais desafios da vida.

“A rede estadual se dedicou durante todo o ano para garantir que os estudantes chegassem ao Enem confiantes e bem preparados. Houve organização de simulados, aulas de revisão, material de estudo, acompanhamento pedagógico e ações de incentivo. Seguimos ao lado dos alunos e das escolas nos dois dias de aplicação, reforçando que essa caminhada é coletiva.Temos confiança no trabalho que foi realizado e no potencial dos nossos jovens”, destacou.