Caravana VaiVem movimenta centro de Trairi levando serviços e oportunidades para os trabalhadores
12 de novembro de 2025 - 17:53 #Caravana VaiVem #Oportunidades #serviços #trabalhadores #Trairi
Texto e fotos: Ascom SET
Seguindo seu itinerário pelos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, a Caravana VaiVem Trabalhador chegou, nesta quarta-feira (12), a Trairi. A iniciativa facilita o acesso da população à gratuidade no deslocamento em transportes públicos da RMF para quem busca colocação profissional por meio da emissão e entrega imediata do cartão VaiVem.
A série de ações é realizada pela Secretaria do Trabalho (SET) e pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) em parceria com as administrações locais.
Na Praça José Granja Ribeiro, o evento movimentou o Centro com a oferta de outros serviços além daqueles referentes ao benefício, como cadastro e encaminhamento para vagas de emprego e atendimentos voltados ao Seguro Desemprego e ao programa Ceará Credi.
O prefeito Gustavo Moreira falou da satisfação de receber o evento no município. “Cada vez mais, a gente sente o Governo do Estado mais perto do Trairi e é concreto o que a gente tem visto nos últimos cinco anos, o que tem chegado em parceria, seja nas escolas a nível médio, as estradas, as parcerias em tantas secretarias, e tem muito mais coisa pra vir. Hoje o programa VaiVem aqui é uma realidade”, declarou.
Acompanhando as atividades no local, o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, lembrou que o VaiVem surgiu a partir do olhar sensível e atento do Governador Elmano de Freitas às demandas da sociedade. “Quem está numa condição de desemprego não sabe como vai pagar o aluguel, não sabe como é que vai fazer a feira do mês, como é que vai botar o prato de comida para os meninos. É uma dor muito forte. Então é por isso que a gente quer ajudar o trabalhador e a trabalhadora a conseguir uma oportunidade de emprego, para que essa dor não dure muito tempo. Isso é mais oportunidade, é mais cidadania, é mais dignidade”, frisou o titular da SET.
40 passagens gratuitas por mês
O VaiVem Trabalhador garante, todo mês, 40 passagens gratuitas, que podem ser utilizadas nas linhas de ônibus, metrô e van por quem está desempregado e busca uma posição no mercado de trabalho.
“São 20 vezes que você terá a oportunidade de ir à Fortaleza em busca de uma oportunidade de emprego, de ir à Caucaia, de ir a algum município vizinho aqui na região metropolitana. Essa é a mais uma ação que integra a política do governador Elmano no sentido de garantir a empregabilidade do nosso povo” observou o presidente do IDT, Raimundo Angelo.
“Ampliou o mercado de trabalho”
Para a técnica de enfermagem Samile Souza, beneficiária recém-cadastrada no programa, a novidade pode abrir portas e encurtar distâncias na busca por um emprego. “Antes a gente gastava pra poder sair, se deslocar de uma cidade pra outra pra procurar trabalho. Agora a gente vai ter acessibilidade gratuita, é uma vantagem porque nem todo mundo tinha condição.”
Para ela, a iniciativa “ampliou o mercado de trabalho, digamos assim, porque ele não vai servir só para as capacitações de trabalho, também para cursos, para visitar as outras empresas, para ir em busca de uma oportunidade de trabalho, para ir realizar uma entrevista também”.
Como solicitar o cartão
Para solicitar o Cartão VaiVem, os requisitos são: ter mais de 18 anos, residir em um dos municípios da RMF e estar em situação de desemprego. É necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de endereço.
Para além do circuito das caravanas, os interessados em acessar o benefício podem ir à unidade de atendimento do IDT mais próxima (dentro da RMF) para pedir o seu cartão.





