Palestra na Seplag-CE reforça importância da prevenção e quebra de tabus no Novembro Azul

12 de novembro de 2025 - 13:02 #

Texto e fotos: Dháfine Mazza - Ascom Seplag

A cada oito minutos, um homem é diagnosticado no Brasil com câncer de próstata. A cada 40 minutos, um homem morre em decorrência da doença no Brasil. Os números são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e foram apresentados aos servidores e colaboradores da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) pelo médico urologista Lucas Borges, que ministrou palestra na tarde desta terça-feira (11) no âmbito da programação do Novembro Azul realizada pela Pasta.

Apesar de chamarem atenção, os números não são motivo para pânico, mas sim um alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “A falta de conhecimento mata. Por isso, campanhas como o novembro azul são tão necessárias. Espero que esta palestra sirva para que vocês passem a ser formadores de opinião. A educação em saúde salva vida”, disse o urologista Lucas Borges, acrescentado que pesquisas mostram que dois terços dos homens com mais de 40 anos não realiza o toque retal e cerca da metade nunca realizou PSA (antígeno prostático específico).

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Seplag-CE, Rejane Felipe, reforçou a relevância do evento em alusão à campanha Novembro Azul para combater o preconceito e estimular o autocuidado entre os homens. Ela destacou que falar sobre saúde masculina no ambiente de trabalho é fundamental para quebrar tabus e incentivar a prevenção. “Precisamos fortalecer essa conscientização e mostrar que cuidar da saúde também é um gesto de responsabilidade e amor à vida”, ressaltou.

Prevenção e cuidados

Durante a palestra, o urologista informou que as principais causas do câncer de próstata são envelhecimento, fatores hereditários, etnia, fatores hormonais, infecções, dieta e obesidade. Na fase inicial, a doença pode não apresentar sintomas. Quando apresenta, os sintomas incluem dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina ou no esperma, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

De acordo com o urologista, a prevenção total do câncer de próstata não é possível. No entanto, é importante manter um estilo de vida saudável e realizar avaliações periódicas com o urologista. Homens com idade entre 50 e 75 anos devem realizar uma consulta anual. Na ocorrência de fatores de risco, como casos de câncer de próstata em parentes de primeiro grau, o rastreio deve ser feito a partir dos 40 anos.

“Os homens ainda falam pouco sobre a própria saúde, e é fundamental quebrar esse tabu. A prevenção salva e garante mais qualidade de vida em todas as fases. Importante destacar que o acompanhamento com o urologista vai muito além do câncer de próstata, ele abrange o cuidado integral, auxiliando em questões hormonais, disfunção erétil, infecções, fertilidade e até no gerenciamento da saúde de forma ampla. Falar sobre isso com naturalidade é o primeiro passo para mudar uma cultura e construir uma geração de homens mais conscientes e saudáveis”, finalizou o urologista Lucas Borges.

Ações de saúde

Durante a programação da Seplag-CE em alusão ao Novembro Azul, também foram realizados serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e orientações sobre alimentação saudável. Os serviços foram ofertados em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).