Programa Agente Jovem Ambiental é apresentado na Zona Verde COP 30
12 de novembro de 2025 - 17:38 #Agente Jovem Ambiental #Ceará #COP #educação ambiental #Sema
Texto e fotos: Ascom Sema

O Programa Agente Jovem Ambiental foi um dos destaques do Governo do Estado do Ceará na COP 30. No dia 12 de novembro, no Espaço Brasil Nordeste, estande do Consórcio Nordeste inserido na Zona Verde da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas, o Ceará apresentou os resultados positivos deste programa de educação ambiental que é um dos maiores do Brasil. O AJA também foi apresentado no dia 10 de novembro na Casa da Biodiversidade, evento da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente que acontece durante a COP.
No painel “Jovens Protagonistas na Agenda Socioambiental”, realizado pelo Consórcio Nordeste na COP 30 com a presença de representantes estaduais da Paraíba, Bahia e Ceará, a Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Vilma Freire, e o gestor ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Codes / Sema), Hermógenes Henrique Oliveira, apresentaram os benefícios sociais e ambientais alcançados com o Programa Agentes Jovens Ambientais no Ceará.
“O Agente Jovem Ambiental mostra como a educação e o engajamento dos nossos jovens podem transformar comunidades inteiras. Levar essa experiência para a COP 30 é reafirmar o compromisso do Ceará com o protagonismo juvenil e com a construção de um futuro mais sustentável”, afirma Vilma Freire, Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará.
Criado em 2021, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), o AJA é hoje o maior programa de educação ambiental do país, com 10 mil vagas distribuídas em todos os municípios cearenses já beneficiou mais de 38 mil jovens desde sua criação e já recebeu mais de 63 milhões de reais em investimentos.
Voltado a jovens entre 15 e 29 anos inscritos no Cadastro Único, o programa oferece formação em temas como educação ambiental, pegada ecológica, mudanças climáticas, biodiversidade, unidades de conservação e legislação ambiental. Além disso, os participantes recebem auxílio financeiro durante o período de atuação.
Nas comunidades onde vivem, os jovens desenvolvem Planos de Ação Comunitária (PACs) com atividades práticas como criação de hortas comunitárias, condução de trilhas ecológicas, arborização, proteção de nascentes, coleta seletiva e ações de combate ao abandono de animais. As iniciativas promovem o protagonismo juvenil e contribuem para a preservação ambiental local.

Transformar pela educação
Para a agente jovem ambiental, Caroline Rogério, o Programa Aja foi essencial para ampliar seus conhecimentos sobre o meio ambiente e incentivar a conscientização entre os cearenses.
“As pessoas veem os jovens fazendo coisas que muitas das vezes eles não fazem, separando os resíduos sólidos, fazendo uma plantação de mudas, ações que vão incentivar a pessoa a cuidar mais do meio ambiente. Então, acredito que isso ajuda muito as pessoas a olharem de outra forma”, afirma a jovem Caroline Rogério, que atua na equipe de AJAS do Parque do Cocó
Para Thays Rodrigues, a educação ambiental é uma das principais contribuições do Programa. “Os AJAS ajudam o povo cearense a entender o local em que eles estão situados, qual é a fauna e qual é a flora aqui do Ceará, o que é a caatinga, o manguezal, ou seja, espalhar educação ambiental. E isso é muito importante porque vai prevenir no futuro por conta do desconhecimento que o povo tem do seu próprio, da sua própria terra”, destaca a agente.