Rede estadual tem oito premiados na Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática
12 de novembro de 2025 - 16:21 #Matemática #Olimpíada Brasileira #premiados #professores #rede estadual
Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Arquivos pessoais - Foto

A rede pública estadual de ensino teve oito premiados na 2ª edição da Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), iniciativa nacional que reconhece o protagonismo docente e valoriza o ensino deste componente curricular em todas as regiões do país. Do total de educadores da rede contemplados, dois obtiveram medalha de ouro, três conquistaram prata e outros três obtiveram bronze.
Promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o certame busca fortalecer a formação continuada de professores do Ensino Médio, incentivar a integração entre escolas, universidades e institutos de pesquisa, além de fomentar a inclusão social por meio do conhecimento matemático. Na 2ª edição da OPMbr, foram reconhecidos ao todo 81 professores, sendo 20 medalhistas de ouro, 19 de prata, e 42 de bronze, além de 41 candidatos reconhecidos com menção honrosa.
O resultado reafirma o comprometimento e a excelência dos educadores cearenses, que vêm se destacando nacionalmente pela dedicação à formação matemática e pela busca constante de práticas pedagógicas inovadoras.
Um dos ouros foi logrado pelo professor Breno Ricardo Oliveira Marques, que atualmente ocupa o cargo de diretor na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Dragão do Mar, localizada em Fortaleza. Para o educador, a participação na OPMbr foi uma forma de continuar desafiando a si mesmo e fortalecendo o aprendizado.

“Mesmo estando hoje na função de gestor escolar, nunca deixei de ser professor de Matemática — e acredito que quem está à frente de uma escola precisa ser exemplo de curiosidade, estudo e compromisso com o conhecimento. Tem que estar junto dos professores, pensando estratégias e metodologias para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Participar foi uma oportunidade de refletir sobre minhas práticas, repensar estratégias e continuar evoluindo como educador”, explica.
A experiência, na visão de Breno, foi “transformadora”, por ter permitido uma reflexão sobre a própria trajetória. “A olimpíada não avaliou apenas o domínio do conteúdo matemático, mas também nossa capacidade de transformar esse conhecimento em aprendizado real para os alunos. Mais do que uma competição, foi um processo de autoconhecimento e valorização da nossa profissão”, considera.
“Aos colegas professores, diria: permitam-se! Participar é um exercício de coragem e de amor à educação. Não esperem se sentir “prontos” — usem a experiência para aprender, reinventar e fortalecer sua prática. Cada desafio como esse amplia nossa visão e renova o propósito de transformar vidas por meio da matemática”, ressalta.
A conquista da medalha de ouro garante aos vencedores uma vaga em intercâmbio de 15 dias em Xangai, na China, previsto para maio de 2026.
Motivação
Outro medalhista de ouro da rede foi o professor Rodolfo Soares Teixeira, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antônio Tarcísio Aragão, situada em Ipu. O educador lembra que em 2023, na primeira edição da OPMbr, recebeu o incentivo da então coordenadora escolar para participar da olimpíada, mas revela que naquele momento preferiu não seguir adiante, por achar que não tivesse o preparo necessário para lograr sucesso. Passado o tempo, em 2024, Rodolfo resolveu participar da Olimpíada Cearense para Professores de Matemática da Rede Pública Estadual (OPMAT), junto com um grupo de professores da escola. A equipe obteve a medalha de bronze na ocasião, conquista que motivou o docente a participar da 2ª edição da OPMbr.

“Nosso estado tem professores muito talentosos, com projetos e ações que são destaque em todo o Brasil. Que a gente possa se engajar e levar para outros espaços as ideias exitosas que desenvolvemos no dia a dia. Meu trabalho está sendo reconhecido não por trazer propostas mirabolantes, mas por procurar fazer o simples bem feito, colocando o aluno como protagonista das ações. Quando o aluno se sente motivado e tem as suas ideias validadas pelo professor, conseguimos fazer transformações muito significativas no ensino da matemática. Quando participamos desse tipo de certame, motivamos nossos alunos ainda mais”, aponta.
Ser agraciado com um intercâmbio na China e ter a possibilidade de conhecer o sistema de ensino da Universidade de Xangai traz expectativas promissoras para o professor. “Fará com que eu possa melhorar ainda mais a forma de planejar as aulas, buscando estratégias que possam elevar ainda mais o conhecimento dos alunos, trazendo ganhos não só para mim, mas também para meus colegas e a escola de forma geral, além de colaborar para o ensino do meu estado”, projeta.
As medalhas de prata foram alcançadas pelos professores Carlos Antônio Marques de Sousa, da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Poeta Patativa do Assaré (Fortaleza); Francisco Antônio dos Santos Júnior, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) João da Silva Ramos (Camocim); e Hedilandio Vidal Araújo, da EEMTI José Maria Pontes da Rocha (Caucaia).
Já o bronze foi conseguido pelos professores Pedro Paulo Ferreira Trindade, da EEFM Dona Luiza Távora – Pio XII (Fortaleza); Raphael Gomes Vale, da EEEP Marwin (Fortaleza); e Thiago do Carmo Lima, da EEFM Estado de Alagoas (Fortaleza).