Ceará lidera crescimento industrial no Nordeste e registra alta de 2,9% em setembro

14 de novembro de 2025 - 13:19 # # # # #

Ascom Adece - Texto


O Ceará alcançou o maior crescimento industrial do Nordeste no mês de setembro, com alta de 2,9% em relação a agosto, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho colocou o estado à frente das médias regional e nacional, cujas variações foram de -0,1% e -0,4%, respectivamente.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, destaca o avanço em um momento de forte pressão sobre a economia cearense, impactada pela elevação tarifária para importação imposta pelos Estados Unidos desde agosto. “Ainda assim, o desempenho positivo demonstra que, mesmo o Ceará sendo um dos estados mais afetados pela taxação americana, as medidas adotadas pelo governador Elmano de Freitas para mitigar os efeitos do tarifário têm se mostrado eficazes e contribuído para que a indústria local enfrente esse período desafiador”, afirma Serpa.

A Adece é responsável pela operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), que teve redução de encargos financeiros para as empresas beneficiadas no Estado, a partir do decreto assinado pelo Governo do Ceará, no último mês de agosto, em resposta ao tarifaço imposto pelo governo americano.

Cenário nacional

No cenário nacional, o Ceará ocupa o quarto lugar em crescimento industrial no mês, atrás apenas do Amazonas (9%), Rio Grande do Sul (4,8%) e Espírito Santo (4,6%). A expansão foi impulsionada por segmentos como produtos químicos (72,4%), metalurgia (62,6%), alimentos (12,5%), metal (7%) e couro, artigos de viagem e calçados (5%).

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, os setores mais impactados pela elevação das tarifas impostas pelos Estados Unidos têm sido alvo de ações emergenciais do Estado. “Os segmentos de metalurgia, alimentos e metal foram alguns dos setores contemplados pelas medidas de mitigação adotadas pelo Governo do Ceará. O governador Elmano de Freitas tem atuado pessoalmente nas articulações com o Governo Federal em busca de políticas públicas para impulsionar o desenvolvimento econômico diante deste cenário. Temos buscado parceria com o setor produtivo no intuito de reduzir de forma significativa os impactos do tarifaço”, explica o titular da pasta.

Em relação a setembro do ano anterior, o estado também apresentou desempenho acima da média, com crescimento de 4,7%. O número é o quinto melhor resultado do país, superando tanto o índice do Nordeste (2,8%) quanto o nacional (2%).