Governador Elmano anuncia abertura de 285 novos leitos obstétricos e neonatais; 185 no Hospital Universitário do Ceará (HUC)
14 de novembro de 2025 - 18:04 #Hospital Universitário do Ceará #HUC #leitos
Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Casa Civil - Fotos
Outros 100 leitos serão disponibilizados em parceria com a Prefeitura de Fortaleza
O Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo Federal, vai abrir 285 novos leitos obstétricos/neonatais. O número é superior ao total anteriormente disponível no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), que era de 203. Do total, 185 leitos serão abertos no Hospital Universitário do Ceará (HUC). Essa estrutura vai atender as gestantes de alto risco e seus bebês.
De acordo com o governador Elmano de Freitas, que anunciou medidas nesta sexta-feira (14), serão mobilizadas estruturas em mais duas unidades da rede municipal para receber as pacientes.
No Hospital Universitário do Ceará (HUC), que recebeu a maior parte das pacientes encaminhadas pelo Hospital Geral Dr. César Cals após princípio de incêndio em subestação elétrica nessa quinta-feira (13), o governador Elmano de Freitas visitou as mães e os bebês internados na ala obstétrica. “Todos os pacientes estão bem acolhidos e em segurança, o que é muito importante. Quero agradecer esse coração generoso do povo cearense que, nesse momento, foi absolutamente solidário com as famílias”.
No local, o chefe do Executivo Estadual também se reuniu com o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Mozart Sales, e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; também participaram a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, e a secretária de Saúde de Fortaleza, Riane Azevedo, e sua adjunta, Aline Gouveia.
“Para as medidas que estamos anunciando aqui, temos recursos garantidos de R$ 28 milhões, do Governo Federal, para as ações que vamos realizar. Seja para parto habitual ou de alto risco, nós vamos garantir a essas mulheres um bom atendimento”, assegurou o governador Elmano de Freitas.
A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, reforçou que as medidas representarão um aumento no número de leitos. “Serão unidades de neonatologia, que são muito importantes, leitos de obstetrícia para mulheres com complicações e leitos de obstetrícia de médio risco”, pontuou.
Parceria com a Prefeitura de Fortaleza
Além dos 185 leitos no HUC, outros 60 leitos serão abertos no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), unidade que passará a ter emergência obstétrica portas abertas a partir de segunda-feira (17). De acordo com o prefeito da Capital, Evandro Leitão, a unidade atenderá exclusivamente mulheres a partir da data. “Nós, da Prefeitura, estamos disponibilizando esses leitos para que possamos atender bem à população. Vocês, mães, que terão seus nenéns nos próximos dias, estaremos abrindo as portas para atender todas vocês”, destacou.
Já no Gonzaguinha de Messejana, a parceria entre os governos estadual, municipal e federal vai possibilitar a abertura de 40 novos leitos. As iniciativas resultaram da reunião realizada durante todo o dia.
Apoio do Governo Federal
As ações contarão com apoio do Ministério da Saúde. O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Mozart Sales, veio a Fortaleza representando o ministro Alexandre Padilha. Na ocasião, ele reforçou o apoio para a estruturação de um novo Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). “A unidade é um patrimônio do povo cearense e do povo de Fortaleza, com 97 anos de história, com vários serviços prestados à sociedade e às mulheres, e vai contar com o apoio do Governo Federal para que possa ser reaberta em breve, de maneira modernizada e integrada à rede”, disse.
A partir de agora, o Estado vai garantir a implementação imediata das ações, com a abertura dos novos leitos, de acordo com o governador. “Estamos dando uma resposta imediata à situação para tranquilizar e acolher com muito carinho as mulheres e as famílias cearenses que precisam do serviço de obstetrícia para fazer seu parto com mais tranquilidade, segurança e o profissionalismo mostrado pelos grandes profissionais de saúde que temos no Ceará”, concluiu Elmano de Freitas.








